sábado, 7 de janeiro de 2012

QUINTA DA AVELEDA.....um lugar de sonho!






Situa-se na região do Douro Litoral e orgulha-se, não só da sua produção vitivínicola e do seu importante património arquitectónico, mas também dos seus imensos e belísimos parques e jardins repletos de árvores exóticas, (algumas delas centenárias) e onde podemos encontrar manifestações de pura arte.



Entre muitas dessas manifestações de arte ali existentes, são de referir “a Janela Manuelina do Século XVI”, onde, segundo a tradição, D. João IV terá sido aclamado Rei de Portugal e que mais tarde, foi oferecida a “Manuel Pedro Guedes da Silva da Fonseca”, que a transportou para os jardins da Quinta da Aveleda e também “a Fonte das 4 irmãs, erguida em 1920 e finalizada pelo Mestre João da Silva, que nela gravou os perfis em mármore das 4 irmãs Guedes, filhas do proprietário da Quinta, personificando deste modo as 4 estações do ano.

Segundo reza a história esta quinta já existe desde há longa data, no entanto só a partir do Século XVI é que começou a ser conhecida e é a partir de então que passaram a existir registos escritos sobre a mesma.

A Quinta da Aveleda deve o seu nome a uma profetisa germano-celta, qu aí viveu e que ficou na tradição dos povos germânicos como símbolo de todas as mulheres que predizem o fututro "AS VALLEDAS".

A produção e o comércio de vinho começou em 1860, fomentado por "MANOEL PEDRO GUEDES DA SILVA DA FONSECA" e vinte anos mais tarde a Quinta da Aveleda recebeu, nas Exposições de Paris e Berlim , medalhas de ouro pela qualidade do seu vinho...

Também recentemente foi galardoada com o prémio internacional "BEST OF WINE TOURISME 2011".

Mas é maravilhoso poder passear-se por todo aquele enorme Parque, onde podem ser apreciadas variadíssimas espécies de grandes e centenárias árvores, como é o caso do cedro japonês, do cipreste dos pântanos, do castanheiro da índia entre outras…..

Vale mesmo a pena uma visita, com tempo e sobretudo na Primavera….!!!!

O slide show que aqui se apresenta é apenas uma pequena amostra do muito que há para visitar nesta Quinta…







Quinta da Aveleda Slideshow: Blog’s trip from Torres Vedras, Estremadura, Portugal to Penafiel was created by TripAdvisor. See another Penafiel slideshow. Create a free slideshow with music from your travel photos.

Etiquetas:

3 Comentários:

Às 7 de janeiro de 2012 às 22:51 , Blogger Andradarte disse...

Gostei de ver....É com certeza uma visita a
não perder...;a avaliar pelo Slid...
Adorei

 
Às 8 de janeiro de 2012 às 12:54 , Blogger Albertina Granja disse...

Pois é verdade.... vale mesmo a pena visitar..!!! É um local paradisíaco....

 
Às 9 de janeiro de 2012 às 22:22 , Blogger leandro guedes disse...

Belo local, lindas fotos.
Parabens.
LG.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial