segunda-feira, 11 de julho de 2011

FESTA DOS TABULEIROS

A Festa dos Tabuleiros ou Festa do Divino Espírito Santo é uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas de Portugal e a sua principal característica é o desfile ou procissão, com um número variável de tabuleiros, em que estão representadas as dezasseis freguesias do concelho de Tomar.


Segundo investigadores, a origem desta festa encontra-se nas festas de colheitas à Deusa Romana Ceres e a sua cristianização pode dever-se à Rainha Santa Isabel, que lançou as bases do que seria a Congregação do Espírito Santo, movimento de solidariedade cristã que em muitos lugares do reino absorveu as primitivas festas pagãs.
O tabuleiro deve ter a altura da rapariga que o leva à cabeça, sendo constituído por trinta pães enfiados em cinco ou seis canas que partem de um cesto de vime ou verga e é rematado ao alto por uma coroa encimada pela Pomba do Espírito Santo ou pela Cruz de Cristo.


Esta festa realiza-se de quatro em quatro anos e este ano, mais uma vez, a cidade de Tomar esteve engalanada…, ficou deslumbrante, cheia de vida e de côr, não só pela beleza dos mais de 700 tabuleiros, mas também pela ornamentação das ruas e estabelecimentos comerciais, com flores de papel feitas à mão.





Esta festa centenária teve este ano o seu ponto mais alto, ontem, domingo, dia 10 de Julho de 2011, quando mais de 700 pares (com os respectivos tabuleiros), participaram no cortejo que durante três horas percorreu as ruas da cidade.

Eram muitos os visitantes, estima-se que a cidade recebeu ontem mais de 500 mil pessoas.
Valeu a pena assistir a este maravilhoso cortejo...!!!!.....!!!!.....




0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial