quarta-feira, 6 de julho de 2011

PORTO


Não vale a pena procurar muitos adjectivos para classificar a cidade do Porto….., basta-nos dizer que é linda…….

E então num belíssimo dia de sol, apetece passear pelas suas ruas e avenidas, pela Ribeira….., apetece visitar os seus monumentos e museus…, enfim, apetece viver e sentir aquela cidade…. e há tanto para visitar!!!!!!

Mas para começar nada melhor que atravessar, a pé, a Ponte D. Luis I.

É fabulosa a paisagem que de lá se pode admirar…….

Depois, uma visita à SÉ, um edifício dos Séculos XII e XIII, com aspecto de uma igreja fortaleza, com ameias.



A seguir, a ESTAÇÃO DE S. BENTO, construída no local de um antigo convento e com o seu interior totalmente revestido com painéis de azulejos, representando cenas históricas, que lhe conferem uma rara beleza artística.


Depois a IGREJA DOS CONGREGADOS e a IGREJA DE SANTO ILDEFONSO, ambas lindíssimas…., vale mesmo a pena entrar e admirar.

É claro que, estando tão perto da Rua de Santa Catarina, não se pode perder a oportunidade de entrar no “MAJESTIC”  para tomar um café e admirar a beleza daquele espaço….



Mas outro monumento a não perder, é o PALÁCIO DA BOLSA, que é propriedade e sede da Associação Comercial do Porto. É um edifício construído em estilo neoclássico na segunda metade do século XIX. Neste monumento que se situa no centro histórico da cidade, destaca-se o “Salão Árabe” que é simplesmente encantador!!!!!




Depois, logo ali ao lado, a IGREJA DE S. FRANCISCO, é talvez a Igreja mais emblemática da cidade do Porto. O seu aspecto exterior, singelo, contrasta com a riqueza e luxos interiores….



Também mesmo defronte do Palácio da Bolsa, temos o MERCADO FERREIRA BORGES, totalmente recuperado e transformado em Museu.


A partir daqui, para a RIBEIRA, não é preciso caminhar muito e então aí temos a cidade genuína. Ruas estreitas e sinuosas, arcadas sombrias, casas típicas com fachadas coloridas num local que preserva o encanto dos lugares pela história, cheio de contrastes e singularidades.






É bom, é bonito, sabe bem passear pelo bairro da RIBEIRA e descansar um pouco numa qualquer esplanada à beira-rio, para um café, uma bebida, ou tão simplesmente para admirar a vista maravilhosa que dali se alcança……e já agora, por estar ali tão perto, passar pela CASA DO INFANTE.


Enfim, um dia muito bem passado por estas paragens, embora com muito, mas muito mais para visitar, ver, admirar…., nomeadamente a Torre dos Clérigos, a Igreja do Carmo, a Igreja da Cedofeita, a Igreja da Lapa, o Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, o Museu Soares dos Reis, a Santa Casa da Misericórdia entre outros……., mas,……….é preciso fasear os passeios e numa próxima oportunidade, outras visitas certamente serão concretizadas….

3 Comentários:

Às 7 de julho de 2011 às 12:10 , Blogger Andradarte disse...

Foi de facto uma bela visita....Também gostei do Porto....Pouco tempo para ver tudo como devia, mas
gostei da Estação de São Bento, e...do Majestic...
Belas Fotos
Beijo

 
Às 7 de julho de 2011 às 19:27 , Anonymous Anónimo disse...

Este artigo é uma autentica reportagem, bem escrita e que tão bem descreve a cidade dos tripeiros.
Mas achei engraçado ter falado, entre muitas outras coisas a visitar, na Igreja da Lapa.
Para quem gostar, ao domingo, na Igreja da Lapa é celebrada missa ao meio dia, onde é tocado um belo orgão, muito antigo e que foi recentemente restaurado. É um orgão de grandes dimensões, com uma sonoridade belissima e que por isso vale a pena lá ir. E claro, também para ver a Igreja que é lindissima. E se assistir à Missa também não faz mal nenhum...
Mas tem que ir cedo, pois corre o risco de ficar do lado de fora...
Parabens mais uma vez.

 
Às 7 de julho de 2011 às 19:52 , Anonymous Anónimo disse...

Faltou dizer que nestas Missas do meio dia de domingo, actua sempre o CORO DE S.TARCISIO, com orquestra.
Sinceramente a não perder.
Às vezes em conversas com os nossos amigos e familiares mais próximos, e quando falamos do Porto, esquecemo-nos de referir a Igreja da Lapa nas visitas a fazer. Imperdoavel...
Peço licença à autora deste excelente blog, para aconselhar a “visita” a um dos vários videos/filmes a correr no Youtube, sobre a “missa do meio dia na Igreja da Lapa”- musica sacra, musica clássica, concertos vários.
E ouçam um deles, ou vários, ou muitos e vão ver que não dão o vosso tempo por mal empregue.
Parabens à autora, parabens aos visitantes que neste blog navegam, boas visitas ao Porto.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial