quarta-feira, 15 de junho de 2011

PAIMOGO








Forte/Praia….

O Forte denominado “FORTE DE NOSSA SENHORA DOS ANJOS DE PAIMOGO, ou simplesmente “FORTE DE PAIMOGO”, ergue-se em posição dominante sobre a praia com o mesmo nome.

Este forte seiscentista, foi erguido a partir de 1674, por determinação de D. ANTÓNIO LUIS DE MENEZES (Marquês de Marialva e depois Conde de Cantanhede). Com a função de defesa daquele trecho do litoral, pois integrava a segunda linha de defesa da barra do Rio Tejo, que se estendia da Praça Forte de Peniche até Cascais.

Perdeu contudo a sua função defensiva em 1834, após ter terminado a guerra civil portuguesa.

Apesar de estar classificado como “Imóvel de Interesse Público” e não obstante a Câmara da Lourinhã ter fechado um acordo com a Direcção Geral do Património, em 2004, para a cedência do imóvel por 25 anos, renováveis, com o intuito de investir na sua reforma e futura utilização como espaço cultural integrante da “Rota dos Dinossauros”, o que é facto é que, decorridos 7 anos após o “tal acordo”, chegamos agora junto daquele imóvel e facilmente concluímos que os objectivos estão longe de serem alcançados…….

QUE PENA!!!!!!

E então????

Quando chegamos por perto resta-nos o quê?????

Lamentar o estado de degradação em que se encontra;
Imaginar o quanto se poderia fazer daquele espaço;
Mas não deixar de subir ao cimo daquele forte marítimo e admirar a belíssima paisagem que aquele lugar nos proporciona….

É na verdade um local lindíssimo, onde se respira paz, tranquilidade e onde a natureza está ali para nos receber de braços abertos….

Ali, os nossos olhos, os nossos sentidos, têm muito por onde escolher……, podem repousar sobre aquela imensidão de mar, ou simplesmente admirar o porto de abrigo, a praia ou,  virando as costas ao mar, admirar os campos verdejantes cuidadosamente tratados….



Vale a pena visitar !!!!

2 Comentários:

Às 15 de junho de 2011 às 12:13 , Blogger Andradarte disse...

Não conheço....nem ouvi falar.....
Tenho de começar a sair mais....
Abraço

 
Às 16 de agosto de 2011 às 21:20 , Blogger Borboleta disse...

Visitei e adorei ;) aconselho vivamente! Tem uma vista espectacular ;)

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial