sexta-feira, 12 de abril de 2019

Atenção Antigos Combatentes...!!!

Ontem, dia 11 de Abril de 2019, foi aprovado pelo governo o "Estatuto de Antigo Combatente"...!!!


Ao que parece, trata-se de um reconhecimento do Estado a quem combateu ao serviço de Portugal, com direito a um cartão especial para os militares em apreço.

Parece que o referido diploma tem como objectivo a criação de novos instrumentos, nomeadamente um plano de apoio aos antigos Combatentes que se encontram em situação de sem-abrigo e que consequentemente inclui apoio económico e social. 
Assim sendo, o Ministério da Defesa Nacional está de parabéns...

Nota: ficou também definido que o dia do combatente passará a comemorar-se, no dia 11 de Novembro. 

5 Comentários:

Às 12 de abril de 2019 às 21:19 , Blogger Albertina Granja disse...

Comentário de João Godim, enviado por e-mail:

"É uma notícia interessante só que nada diz quanto à utilidade do dito
cartão. Nada diz porque o cartão, nada tem para dar. Creia que é uma
ilusão, para não dizer uma forma de atirar poeira para os olhos dos
portugueses. Conheço de perto muitos jovens (hoje pela casa dos 70
anos) que estiveram na guerra e sofrem de doenças devido à guerra e
que não têm nenhum apoio estatal. Este cartão não passa de mais uma
ilusão. É “fogo-de-vista”, como se diz na minha aldeia e penso que
também na sua. Falo como antigo combatente…
Bom fim de semana."



 
Às 14 de abril de 2019 às 14:04 , Blogger leandro guedes disse...

A este propósito o Senhor Presidente da Republica, fez há tempos a promessa de acabar até 2022/2023 com os sem-abrigo, ex-combatentes entre outros.
Será que era a isto que ele se referia? – dar um cartão, ou uma medalha? E o resto, o stress pós traumático, as doenças do foro neurológico, a pobreza extrema, o abandono puro e simples.
100 € por ano já é muito bom, por ano repito, com os quais se calam os quer por lá andaram sem vontade própria.
Muita boa gente considera que a nossa estadia naquelas paragens, foi isso mesmo, uma estadia, balnear quem sabe, onde tudo era borga e boa vida, umas cervejas e ostras.
A maior parte dos combatentes já estão perto de deixarem de ser um problema físico e por isso, cantando e rindo como sempre, iremos a caminho da batalha final.
Muito obrigado pelo seu post e pelo comentário do amigo Godim.
A todos votos duma verdadeira Santa e Feliz Páscoa.
LG.

 
Às 14 de abril de 2019 às 15:52 , Blogger Albertina Granja disse...

Muito obrigada pelo seu comentário.
Bom fim de semana e boa Páscoa.
AG

 
Às 14 de abril de 2019 às 21:23 , Blogger Albertina Granja disse...

Caríssimo Leandro
Quando refere que: "há algum tempo o Senhor Presidente da República fez uma promessa de acabar até 2022/2023 com os sem abrigo....", eu não sei se era a este estatuto que foi aprovado no passado dia 11, pelo Governo, que ele se referia... Muito sinceramente não sei, nem faço a menor idéia, nem isso interessa para o caso...
Para mim, o que achei interessante e considero efectivamente importante, é que, embora tardiamente (porque de facto também acho que já passaram demasiados anos), se tenha aprovado uma medida que visa criar um plano de apoio económico e social para os ex-combatentes em situação de sem abrigo. Se essa medida/estatuto irá incluir a atribuição de um cartão ou medalha, também não interessa, porque, repito, o mais importante é que haja algum tipo de apoio que, de alguma forma, possa ajudar os ex-combatentes (os que ainda estão vivos), a sairem do estado de extrema pobreza em que vivem...
Mas vamos aguardar pela publicação e posterior entrada em vigor do diploma que irá criar o estatuto em apreço, aprovado no dia 11 de Abril e só depois se verá o que é que ele traz de novo e de bom para a vida desses ex-combatentes que se encontram em situação de sem abrigo e também só nessa altura poderemos fazer uma avaliação/crítica dos benefícios que essas pessoas irão ter.

Mas reportando-me agora e apenas ao conteúdo dos comentários que aqui foram feitos, tive a sensação que, quer o Leandro, quer o João Godim "soltaram os cães" para cima de mim, uma vez que senti que ambos, expressaram um certo tom de revolta contra a notícia dada (que eu até entendo por ambos serem também ex-combatentes, embora, felizmente -pelo que sei e percepciono- não são SEM ABRIGO, nem necessitam de qualquer apoio, quer económico, quer social por parte do Estado). Mas dizia eu que até entendo essa revolta, bem expressa nos comentários, na medida em que o João Godim se insurge contra a eventual inutilidade de um cartão que o Estatuto prevê existir no futuro para todos os ex-combatentes e o Leandro reporta-se a pressupostos, quanto a mim errados, quando afirma que há quem considere que a permanência dos ex-combatentes nas antigas colónias portuguesas, foi uma estadia balnear, onde tudo era borga e boa vida, umas cervejas e ostras, etc., etc., etc...
Ora bem,não vejo que uma tal afirmação tenha aqui cabimento, até porque ninguém tem nada com isso, uma vez que cada um que por lá esteve é que sabe, por aquilo que passou e provavelmente ainda hoje recorda e sente os efeitos (bons, menos bons, maus e péssimos) decorrentes das situações vividas naquele cenário de guerra...(se estiveram muitos meses no mato, se muitas vezes viram a morte à sua frente, se foram feitos prisioneiros, se viram tombar a seu lado companheiros de armas, se tiveram alguns/poucos/muitos momentos da tal "vida de borga" a que se refere...) isso, só cada um é que sabe e não interessa a ninguém...

Voltando ao meu inofensivo post, limitei-me apenas a transmitir uma notícia, que, repito, achei interessante, pese embora o facto de também a considerar tardia, como acima referi e que vale o que vale, mas, mesmo assim, aqui reitero os meus parabéns ao Ministério da Defesa Nacional.
AG

 
Às 14 de abril de 2019 às 22:11 , Blogger leandro guedes disse...

Não pense isso. Agradeço-lhe muito o seu cuidado em transmitir uma noticia que efectiavemente interessa a todos os ex-combatentes. Mas sabe, nós não esquecemos, para já o desinteresse dos politicos em tratar o caso da guerra colonial, depois os companheiros sem abrigo, os que vivem na pobreza, os mortos que ficaram abandonados nas matas da guiné, em campas sem dignidade. Só e apenas isso. Por ultimo lembrar os 100 € anuais que o ministro da defesa de então, Paulo Portas, decidiu atribuir aos ex-comvbatentes. Tudo isto somado cria muita indignação. Lembro aqui uma frase de Patoleia Mendes, e que encima o blog do Bart, e que diz: "Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”. E ainda uma outra do escritor António Lobo Antunes, também ele ex-combatente: “Ninguém desce vivo duma cruz!...” referindo-se aos ex-combatentes da guerra colonial.
Muito obrigado mais uma vez, não interprete mal as minhas (nossas) palavras. Se há algum azedume não é para si, mas para quem mais ordena.
Muito obrigado.
LG.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial