CAPITAIS DO BÁLTICO E POLÓNIA (Parte II)......
Continuando a falar da República da Letónia ("LATVIA", que significa terra com muita água) e da sua Capital "Riga" -"A GRANDE SENHORA DO BÁLTICO", como lhe chamou o escritor Letão "Andris Kolbergs", torna-se indispensável dizer que esta é a Capital da ARTE NOVA, pois no centro desta cidade em cada três edifícios um é em estilo "Arte Nova" e não existem dois iguais...!!!!
Aqui é enorme a concentração e variedade deste tipo de edifícios, que não é possível encontrar em nenhuma outra cidade, com as suas formas ornamentais, estilizadas e alongadas na vertical, que abrangem todos os campos da arte, desde a pintura à arquitectura, passando pelos ferros trabalhados e pelo mobiliário....!!!!
Porém, não só a "Arte Nova" prendeu a nossa atenção, também os seus monumentos, Praças, e outros edifícios de grande interesse histórico, foram visitados e, àcerca de cada um deles, foi-nos contada a sua história:
Castelo de Riga
Catedral
Mas além da sua bonita capital, a Letónia tem outros locais de grande interesse, nomeadamente "JURMALA" (que significa "praia"), situada perto de Riga que é uma das suas principais cidades turísticas, com uma área de 32 Kms.
Antes da independência da Letónia, esta, tal como todas as outras cidades, fazia igualmente parte da União Soviética e, no verão, era frequentada por oficiais de alta patente e pelas autoridades do governo soviético, como "Brezhnev" e "Khrushchev".
Passeando um pouco por este lugar maravilhoso, é fácil encontrarmos grandes e bonitas casas de praia, na sua grande maioria em madeira também em estilo Arte Nova.
8 Comentários:
Deve ter sido de sonho...e a Albertina absorve
toda essa história....para podermos também desfrutar....
Obrigado
Foi realmente "de sonho" Andrade....
Eu Adorei...!!!!
Obrigada pelo seu comentário
Um bom domingo para si.
Ai quem me dera, quem me dera
ter vindo ao mundo noutra era,
ser mais novo e ser capaz
de fazer o que a Albertina faz.
Joaquim Cosme
O seu grande talento para a prosa
Há já muito que eu conhecia,
mas no que à poesia diz respeito....
Acredite Sr. Cosme, mas não sabia...!!!!
Tenha um bom domingo Sr. Cosme
Albertina Granja
Vou tentar mais uma vez enviar um comentário. Vamos ver se é desta?...
Gostei imenso das suas crónicas e das fotos, regressei através delas a alguns anos passados. Continue que sabe bem rever esses belos países, que foram muito grandes nos séculos que antecederam as guerras, e os seus edifícios são as memórias na Barroco, Arte Nova,...e também a beleza natural.
Bjs Antónia
Magníficas aulas de História e, muito bem ilustradas, com as belíssimas fotos. Tudo muito lindo, em especial o Castelo de Riga e a Catedral. FANTÁSTICO!
Obrigada, Albertina, estarei aqui, na "AULA III"!
Um abraço,
da Lúcia
Antónia, muito obrigada pelo seu comentário.
Realmente tudo o que de belo me contou sobre estes países, (algumas semanas antes de eu iniciar esta viagem), corresponde na íntegra ao que vi, vivi e senti durante os dias em que andei pela região do báltico....!!!
ADOREI......!!!!!
Mas aconselho-a a voltar...., pois vai certamente encontrar grandes diferenças...!!!!
A sua viagem àquela região já foi há mais ou menos 9 anos, segundo me disse e durante esse período estas capitais cresceram imenso.....!!!!
Bjs Albertina
Olá Lúcia, boa tarde.....
Muito obrigada pelas visitas assíduas que faz a este espaço, onde me limito a fazer simples relatos de tanta beleza que vi, mas que, muitas vezes, as palavras não chegam para dar idéia da verdadeira grandiosidade de tudo o que visitei....
Mas prometo continuar...
Ainda me falta passar pela Lituânia (VILNIUS) e finalmente pela Polónia (VARSÓVIA)...
Um abraço
Albertina
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial