quinta-feira, 17 de maio de 2012

O DIA DA ESPIGA.....!!!


Lembro-me que, quando era criança, este dia era muito festejado….!!!

Era a festa da vida, da alegria…..e consistia num passeio pelo campo, logo pela manhã, bem cedo (e que as crianças adoravam fazer)…, para colher as espigas de trigo, os ramos de oliveira, o alecrim, os malmequeres, as papoilas…, enfim…, tudo o que a tradição mandava para que se arranjasse um lindo “ramo de espiga”, que era colocado atrás da porta e só era retirado no ano seguinte, quando fosse substituído por um novo….e tudo isto para que não faltasse à família, a saúde, o pão, a luz, a paz, a alegria, o amor….. !!!!!

No regresso a casa (que ocorria normalmente entre as 10h e as 11h), era o momento de passar pela Igreja (também ela já enfeitada com as referidas plantas) e de assistir à missa….!!!! A missa do dia da Ascensão….!!!

Como tudo na vida, também esta tradição se perdeu, muito embora ainda possamos encontrar por aí quem se dê ao trabalho de arranjar “ramos de espiga” para vender nas ruas e nos mercados…

Mas esses ramos que eventualmente possamos adquirir, não têm o mesmo simbolismo daqueles que, antigamente, eram por nós arranjados com tanto carinho e tanta fé….!!!

2 Comentários:

Às 20 de maio de 2012 às 00:01 , Anonymous Joaquim Cosme disse...

E cada planta tinha o seu significado. A espiga de trigo significava o pão. O ramo de oliveira significava a luz pois dava o azeite para a candeia. A papoila fazia o bom dormir.
Enfim, era um dia de festa. É bom recordar.
Joaquim Cosme

 
Às 20 de maio de 2012 às 10:17 , Blogger Albertina Granja disse...

Sem dúvida que é muito bom recordar, quando as recordações são efectivamente boas....!!!!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial