domingo, 4 de março de 2012

PASSEIO PELO CONCELHO DE ALCOBAÇA......


No dia 1 de Março de 2012, a Associação para a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras (AUTITV) levou um grupo de alunos a conhecer “OS COUTOS DE ALCOBAÇA”.
Foi uma visita de estudo organizada pelo Professor Novais Granada da disciplina “Oficina da Escrita” e que teve como objectivo dar a conhecer a importância da Ordem de Cister em Portugal e o seu valioso contributo para o desenvolvimento da região.
Os Monges desta Ordem Religiosa eram os detentores dos Coutos de Alcobaça, que, na sua fase de maior expansão, chegaram a abranger uma área de 440km2, da qual faziam parte 14 vilas, sendo que 4 delas eram portos de mar.
Nesta viagem foram efectuadas visitas ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça e ao Centro Histórico daquela cidade, durante as quais o Dr. Novais Granada prestou várias e interessantes explicações históricas.
O almoço decorreu em alegre convívio e realizou-se num Restaurante da cidade “D. Frei Bernardo”
Após o almoço, seguiu-se a visita ao “Museu Raul da Bernarda”, onde foi possível apreciar, além da “Exposição dos Trajes do Rancho Alcoa Alusivos à Louça de Alcobaça” (exposição temporária que mostra e retrata a memória histórica, etnográfica e artística de um passado marcante da vida social e cultural de Alcobaça), também a “Colecção de Cerâmica Raul da Bernarda” (exposição permanente que regista e enaltece um património com mais de 135 anos de memória e cujas peças únicas expostas cronologicamente, documentam a beleza, a importância e a riqueza da indústria cerâmica de Alcobaça)
Depois seguiu-se a visita ao “Convento de Cós” (classificado como Edifício de Interesse Nacional), mandado construir em 1279, por D. Fernando Abade do Mosteiro de Alcobaça, para mulheres viúvas que levassem uma vida piedosa, cumprindo assim uma cláusula do testamento do Rei D. Sancho II.
A finalizar esta viagem fez-se uma paragem em Aljubarrota, para um passeio a pé pela Vila, por forma a apreciarmos:

·       a traça de natureza histórico-medieval que ainda conserva, cujos edifícios são caracterizados pela cor branca nas paredes e pelo uso de cantarias, colunas e janelas de geometria vária;

·       as Igrejas de S. Vicente e da Misericórdia;

·       o Celeiro;

·       e o Pelourinho.
Foi uma viagem bastante interessante e que agradou a todos quantos nela participaram.

Visita ao Concelho de Alcobaça Slideshow: Albertina’s trip to Alcobaca, Estremadura, Portugal was created by TripAdvisor. See another Alcobaca slideshow. Create your own stunning free slideshow from your travel photos.


Etiquetas:

6 Comentários:

Às 4 de março de 2012 às 12:15 , Anonymous Joaquim Cosme disse...

Obrigado Albertina por este relato e pelas fotos.
Gostei da viagem. Fui revisitar locais já antes vistos mas pela primeira vez fui a Cós.
Joaquim Cosme

 
Às 4 de março de 2012 às 12:22 , Blogger Andradarte disse...

Completa reportagem....belo video...

 
Às 4 de março de 2012 às 20:59 , Blogger Albertina Granja disse...

Também gostei muito da viagem, por ter tido a possibilidade de revisitar Alcobaça e o seu Mosteiro imponent, onde há já muitos anos não ía...., mas sobretudo pelos locais e monumentos que visitámos onde eu nunca tinha estado, nomeadamente "o covento de Cós"..... Fiquei maravilhada...

 
Às 4 de março de 2012 às 21:01 , Blogger Albertina Granja disse...

Andrade, a reportagem foi a possível, mas a viagem e todas as visitas que efectuámos foram na verdade espectaculares....!!!!!

 
Às 6 de março de 2012 às 14:01 , Blogger inesbexiga disse...

Foi a primeira vez que participei num passeio da Universidade.
Não ía a Alcobaça há muitos anos. Adorei!
Foi um passeio interessante e com uma companhia 5***** e fiquei completamente encantada com a sua reportagem.
Obrigada.
Inês Bexiga

 
Às 6 de março de 2012 às 21:21 , Blogger Albertina Granja disse...

Olá Inês...
Ainda bem que gostou do passeio.....
Todas as visitas de estudo da Universidade são muito interessantes...., pelo que, sempre que puder, não deixe de participar.
Muito obrigada pelo seu comentário.
Albertina Granja

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial