domingo, 11 de março de 2012

PALÁCIO FOZ, IGREJA E MUSEU DE SÃO ROQUE...


Na passada sexta-feira, 9 de Março de 2012, foi dia de ir até à Capital para uma visita ao Palácio Foz e à Igreja e Museu de São Roque, com um grupo de alunos da Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras.
Quanta coisa bonita temos (às vezes bem perto de nós) e, por falta de oportunidade, não conhecemos....????
Na verdade, tantas e tantas vezes a passar mesmo junto àquele edifício, que eu imaginava ser um edifício vulgar, sem fazer a mais pequena idéia de como seria o seu interior, não obstante a sua imponente fachada, e, assim de repente, sou surpreendida com um sumptuoso palácio, que me deixou sem palavras....!!!!
O Palácio Foz ou “Palácio Castelo Melhor” .

Pode-se dizer que foi um deslumbramento para todo o grupo, até mesmo para aqueles que antes já o tinham visitado, pelo admirável tesouro que é o seu interior….!!!!!
Desde logo, o "VESTÍBULO" onde deparamos com a escadaria nobre com os seus três lances de ferro forjado, aço polido e bronze fosco;
Depois, a "GALERIA" que nos apresenta uma preciosa lâmpada suspensa de bronze e cristal biselado;
A seguir, a "SALA DA LAREIRA", toda revestida em madeira de carvalho, rodeada por lambrim de talha fina e onde se encontra uma bela lareira em mármore embutido.
Logo ao lado, a "SALA DOS ESPELHO", com uma área de 170m2 e uma altura de 14m, explêndida como nenhuma outra no aparato decorativo, dando-nos a senção que estamos no Palácio de Versailles;
Também a "SALA LUIS XVI", embora apenas com 70m2 de área, é igualmente um espaço sumptuoso, o que aliás se repete na "SALA DOS PAINÉIS", também estilo Luis XVI, onde se encontra um grande lustre do Século XVIII;
Na "SALA DE JANTAR", do mais puro estilo Luis XIV, podemos admirar três grandes lustres de cristal de Veneza.
Enfim, tudo isto e muito mais, nomeadamente  a "GALERIA DOS BUSTOS", com janelas para o jardim e a "ABADIA", situada na cave doi edifício, constítui um verdadeiro e valioso Património Artístico, que nos deixou a todos, simplesmente maravilhados....!!!!!

Seguiu-se a visita à Igreja e Museu de São Roque, depois de termos efectuado uma pequena viagem no Elevador da Glória, desde a Praça dos Restauradores até ao Bairro Alto.
Quer a Igreja, quer o Museu situam-se no Largo Trindade Coelho, também conhecido por Largo da Santa Casa, em pleno centro histórico da cidade de Lisboa.
A Igreja de São Roque, de acordo com a tipologia jesuíta, apresenta uma fachada sóbria e austera. É de uma só nave e possui um rico e amplo espaço interior composto por oito capelas, agrupadas quatro a quatro, profusamente decoradas a talha dourada e mármore, uma delas dedicada a São João Baptista, onde actualmente decorrem obras de restauro.
O Museu de São Roque, anexo à Igreja, apresenta uma valiosa colecção de arte sacra portuguesa ligada à Ermida de São Roque e à Companhia de Jesus, onde podemos apreciar pinturas esculturas e ourivesaria de meados do Século XVI a 1768, período que corresponde à permanência da Companhia de Jesus na Igreja.
É de facto uma visita que vale a pena....!!!!!
Palácio Foz, Igreja e Museu de São Roque Slideshow: Albertina’s trip to Lisbon, Estremadura, Portugal was created by TripAdvisor. See another Lisbon slideshow. Create your own stunning slideshow with our free photo slideshow maker.

6 Comentários:

Às 11 de março de 2012 às 23:44 , Anonymous Joaquim Cosme disse...

Ainda bem que gostaram. São locais que visitei. Morei no Bairro Alto e trabalhei nos Restauradores. A Calçada da Glória era-me familiar e nem sempre ia de elevador. Tinha que poupar alguns tostões. Nesta viagem só faltou irem ao Solar do Vinho do Porto tomar um copo. Estiveram lá em frente.
Joaquim Cosme

 
Às 12 de março de 2012 às 12:02 , Blogger Andradarte disse...

Boa reportagem.....Parabéns

 
Às 12 de março de 2012 às 21:06 , Blogger Albertina Granja disse...

Obrigada Andrade...
Considero que as fotos não estão lá grande coisa..., mas foi a reportagem possível...

 
Às 12 de março de 2012 às 21:07 , Blogger Albertina Granja disse...

Pois é caro colega..., tem toda a razão....
Estivemos mesmo em frente ao Solar do Vinho do Porto..., mas o tempo não deu para mais....

 
Às 12 de março de 2012 às 22:42 , Blogger Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Desde a postagem sobre o Algarve, que não venho aqui. Ainda bem que tudo fica registrado, podendo-se recuperar o que "perdemos",no devido tempo. Aqui, me encontro, é disso que mais gosto: belezura do passado.
Palácios assim, no Brasil, encontram-se no Rio de Janeiro, que era a capital do Império. Quantas vezes, morando lá levei as visitas que recebia a visitar o Museu Imperial de Petrópolis.

Quando estive em Lisboa, em 1979, fiz um pequeno curso de Arte Barroca e o grupo visitou muitos palácios. Todos maravilhosos!

Obrigada, Albertina, por tão lindas partilhas..

Um abraço!
Lúcia

 
Às 13 de março de 2012 às 22:24 , Blogger Albertina Granja disse...

Olá Lúcia...
De facto o passado também me encanta...!!!!
E na verdade são muitos os palácios maravilhosos e outras "preciosidades", que temos para visitar....
Obrigada Lúcia pelo seu comentário
Beijinhos
Albertina

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial