domingo, 25 de março de 2012

ALDEIA DAS DEZ


É mais uma bonita e interessante aldeia do Concelho de Oliveira do Hospital….
ALDEIA DAS DEZ
O nome só por si já é interessante e por isso mesmo, quase sem querer, somos levados até lá, pela curiosidade que nos desperta….
Logo à chegada deparamo-nos com um aglomerado de casas, mais ou menos dispostas em socalcos, umas mais antigas do que outras…., ruas estreitas e íngremes, à excepção da Rua principal que permite que a circulação se faça, razoavelmente, nos dois sentidos….
E assim lá vamos à descoberta até que se chega ao Largo Principal, onde encontramos uma Fonte e o Pelourinho.
Mas continuando rua fora e olhando com atenção para cada uma das perpendiculares (becos em escadaria), não podemos ficar indiferentes quando avistamos, por uma "nesga", uma construção que eu diria “curiosa”, por não se saber se aquilo que estamos a ver é a degradação total de uma edificação “completa”, ou se estamos perante uma construção que não chegou a ser acabada e da qual agora só ali restam as ruínas daquilo que deve ter sido, na época em que foi edificado, um Solar com muita dignidade…..!!!!
Apesar do elevado estado de degradação, encontra-se afixada na fachada principal, uma placa que nos indica tratar-se do “SOLAR PINA FERRAZ” ou “CASA DA OBRA”.
E, diante daquela “magnífica” construção, que tanto quanto se sabe é actualmente propriedade da Junta de Freguesia, ali se fica parado a admirar tanta beleza completamente em ruínas…..
Investigando um pouco mais sobre este solar, chega-se à conclusão que se trata de uma construção do Século XVIII, mandada edificar pelo Sargento-Mor MANUEL DE MATOS PEREIRA, Cavaleiro da ordem de Cristo, para sua residência, quando, em 17 de Setembro de 1721, se fixou na “Aldeia das Dez”, após o seu casamento com Dona Maria Borges da Natavidade, que pertencia a uma ilustre família natural daquela terra.
É também de referir que na fachada principal existe ainda o Brazão dos Pereiras, cujo uso lhe foi concedido por Carta Régia de D. João V, em Agosto de 1745, dado que o referido Manuel de Matos Pereira tinha um cargo dos mais importantes no exército da época e um posto bastante elevado dentro da hierarquia militar.
Mas sobre a “Aldeia das Dez” muito mais há para conhecer e admirar….., além do Santuário de “Nossa Senhora das Preces” e das belas paisagens que de lá se avistam, há ainda a sua “LENDA” que tem origem na reconquista da Península Ibérica e que está ligada à sua designação….
Segundo esta lenda, durante a reconquista Cristã, dez mulheres terão encontrado um tesouro numa caverna situada na encosta do “Monte Colcurinho”, e, conforme tradição oral (e não só, pois parece terem existido alguns documentos sobre o assunto), esse tesouro tinha um valor imenso, do qual essas dez mulheres se terão apercebido, pelo que, num pacto que persiste até hoje, elas terão separado as peças que compunham esse tesouro e tê-las-ão passado de geração em geração, mantendo por desvendar, até aos dias de hoje, o segredo que encerram.
Esta é mais uma aldeia das Beiras que vale a pena visitar.



Aldeia Das Dez Slideshow: Albertina’s trip to Oliveira do Hospital, Beiras, Portugal was created by TripAdvisor. See another Oliveira do Hospital slideshow. Create your own stunning slideshow with our free photo slideshow maker.

2 Comentários:

Às 26 de março de 2012 às 11:39 , Blogger Mara Santos disse...

Bom dia Albertina!
Gostei de conhecer um "pedacinho" de Portugal e vou passar a acompanhá-la.
Beijo,
Mara

 
Às 26 de março de 2012 às 19:35 , Blogger Albertina Granja disse...

Obrigada Mara
Ainda bem que gostou deste "pedacinho" de Portugal...
Muitos mais "pedacinhos" como este temos por este País fora e eu, à medida que os vou descobrindo, vou publicando neste "espaço" tudo aquilo que condidero belo e interessante...
Beijinho
Tenha uma óptima semana
Albertina Granja

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial