sábado, 25 de fevereiro de 2012

QUERENÇA......!!!!


Adoro visitar as aldeias do nosso país……e são tantas e tão bonitas….!!!!
Gosto de conhecer os diferentes pormenores arquitectónicos que cada uma nos proporciona, as suas histórias, as suas gentes, a sua gastronomia…., enfim, tudo quanto envolve esses pequenos mas ao mesmo tempo grandes espaços, onde podemos fazer uma avaliação da vida, bem diferente daquela que temos no nosso dia a dia, sobretudo quando se vive em grandes centros urbanos…..!!!!!!
Normalmente todas têm belas histórias que nos encantam….
E desta vez, não esquecendo o “meu Algarve”, quero aqui falar de “QUERENÇA”, uma bonita aldeia algarvia do concelho de Loulé, que merece ser visitada….
Situa-se num monte e por isso já pode caracterizar-se pela transição entre o Barrocal e a Serra.
As casas, bem caiadas de branco e com as portas e janelas emolduradas com barras, descem pela encosta em todas as direcções e logo aí temos uma paisagem tipicamente algarvia que é um regalo para a vista.
Depois, situada lá no alto do monte, a pequena mas bonita Igreja de Nossa Senhora da Assunção (ou Igreja Matriz), é o orgulho dos seus habitantes.
É também nesta freguesia “QUERENÇA”, que se destila um dos mais afamados medronhos e onde se produz o mais apreciado chouriço, para além de outras tipicidades….
A “Festa das Chouriças”, assim designada, constitui, entre outros, um dos pontos mais altos das festividades que anualmente se realizam em Querença.
 
Aqui encontramos também uma gastronomia típica que os restaurantes locais conservam o mais genuinamente possível, nomeadamente, a “Galinha Cerejada”, o “Galo de Cabidela” e o Xarém (as papas do milho, tradicional do Algarve.
Mas depois de degustarmos qualquer destas especialidades, pode-se prosseguir o passeio por QUERENÇA, visitando, não só a Igreja Matriz, a Capela de Nossa Senhora do Pé da Cruz, o Cruzeiro e o Polo Museológico da Água,  mas também

 as grutas da “SALUSTREIRA”, com quase oitenta metros de comprimento e doze de altura, junto à Fonte da Benémola (área protegida de rara beleza e originalidade) e que são ponto de passagem obrigatória para quem visita a freguesia…..




Vale a pena visitar o Algarve, sobretudo estes lugares tão típicos e genuínos…..!!!!!

4 Comentários:

Às 26 de fevereiro de 2012 às 00:00 , Blogger Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Eu sei que vale à pena visitar o Algarve! Eu já o visitei e achei tudo lindo. Fui com meu marido, em 1986. Mas não vi todas as belezas que você mostrou, nessa maravilhosa postagem.
Igreja linda, Albertina. Gosto dessas paredes caiadas, das portas azuis.
Quanto aos chouriços, gosto muito. Aqui no Brasil se faz um tipo "chouriço português" que tenta imitar mas, fica longe...

Um beijo,
da Lúcia

 
Às 26 de fevereiro de 2012 às 00:08 , Blogger Albertina Granja disse...

Olá Lúcia...
Na verdade vale a pena visitar o Algarve....., mas este Algarve na zona do Barrocal e da Serra...,onde podemos encontrar tudo o que há de mais típico nesta região....
Beijinhos
Um bom de fim de semana
Albertina

 
Às 26 de fevereiro de 2012 às 15:05 , Blogger leandro guedes disse...

A coisa está-se a compor - elementos para a viagem ao Algarve com um grupo da nossa escola, não faltam. E agora esta das chouriças começa a abrir o apetite...
Parabens Albertina pelo seu carinho pela sua terra e pelas maravilhas que nos transmite e que são desconhecidas da maior parte de nós.
Na verdade, o Algarve é um reino desconhecido...
Bjs.
Leandro Guedes.

 
Às 26 de fevereiro de 2012 às 21:59 , Blogger Albertina Granja disse...

Sim o Algarve é de facto um reino desconhecido, sobretudo no que se refere às zonas do interior (barrocal e serra), onde há tanta coisa interessante para se visitar e esse sim é o verdadeiro Algarve...
Porque o litoral, apinhado de turistas, com urbanizações que se sobrepõem umas às outras onde não há espaço para se respirar, esse Algarve, quase toda a gente conhece, mas esse não é o autêntico, o genuino Algarve....!!!!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial