domingo, 27 de novembro de 2011

De visita ao concelho de Matosinhos

É sempre muito agradável voltar aos locais que há muito não visitamos, não só pela alegria que sentimos por contactar de novo com tudo aquilo que ainda é possível encontrar igual ao que antes era, como também pelas modificações que entretanto se deram e que nos agradam particularmente, sobretudo se tais alterações são sinónimo de melhorias e progresso…..

Mas do muito que há para visitar neste concelho, vou, por agora, apenas deter-me numa das suas 10 freguesias, para falar do MOSTEIRO DE LEÇA DO BALIO, monumento nacional desde 1910, que possui uma igreja gótica que conserva elementos românicos.




Presume-se que a palavra “LEÇA” ou “LEZA” deriva de uma vila romana chamada “DECIA” e a palavra “BALIO” estará certamente relacionada com um cavaleiro de grau superior ao de comendador, proprietário de “balia”, antiga comenda das ordens militares.


MOSTEIRO DE LEÇA DO BALIO ou IGREJA DE SANTA MARIA DE LEÇA


A construção primitiva remonta ao século X, consistia num pequeno Mosteiro com uma igreja e foi patrocinada por um senhor daqueles domínios, no contexto da reconquista cristã da Península Ibérica.
Em data incerta, na segunda década do Século XII, D. Afonso Henriques doou o couto de Leça à Ordem dos Hospitalários, a primeira das Ordens Militares documentada em território português e esta procedeu a reformas e ampliações, tendo então sido construída a imponente torre ameada com 28 metros de altura.


Em 1180 o Mosteiro foi reedificado por D. Gualdim Paes e dedicado a Santa Maria.
Neste Mosteiro foi celebrado o casamento do rei D. Fernando com D. Leonor Teles, cujas estátuas se encontram defronte do mesmo.

Para quem não conhece, vale mesmo a pena visitar......; para os que já tiveram essa oportunidade mas que desde há muito não se perdem por estas paragens, igualmente se recomenda....!!!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial