sábado, 26 de novembro de 2011

Papas de Sarrabulho



Gostaria muito de saber o que esteve na origem deste prato típico da culinária portuguesa confeccionado no norte do país, mas, das pesquisas feitas na net, não encontrei nada que, verdadeiramente, me remetesse para a "história” destas “PAPAS”……

Segundo a Wikipédia, o que originou o nome “Sarrabulho”, foi o facto de as referidas papas serem confeccionadas com sangue de porco….., mas isto parece-me pouco…., provavelmente haverá mais alguma coisa interessante a dizer àcerca…., nomeadamente: em que época surge este prato, razões que levaram à sua “invenção/confecção”, quais os extractos sociais da população portuguesa que o consumiam…., enfim, certamente que muito haverá a dizer sobre este assunto….

Ainda segundo a “Wikipédia”, sabe-se que além do sangue de porco, os ingredientes são, entre outros: carnes de galinha e porco, salpicão, presunto, chouriço, cominhos, limão e pão ou farinha de milho……

Quando a tigela nos é apresentada, parece uma mistura um pouco estranha, sobretudo pela côr do alimento….., mas não nos deixemos levar pelas aparências e o melhor é mesmo provar…..

Acreditem que é delicioso…..!!!! E então acompanhado por um vinho verde tinto e broa de Avintes……Ummmm…..!!!! É simplesmente divinal…..!!!!!!

1 Comentários:

Às 26 de novembro de 2011 às 14:43 , Anonymous Anónimo disse...

Por onde a menina andou, para ter provado esta especialidade nortenha?.
É realmente uma sopa excepcional e muito nutritiva.
Quem sabe virá do tempo das tripas e outras iguarias.
Parabens,

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial