domingo, 30 de outubro de 2011

Casa dos Patudos



Casa dos Patudos reabre ao público mostrando zona mais reservada da família Relvas

A Casa dos Patudos, Museu de Alpiarça, reabre amanhã ao público, segunda-feira, dia 31 de Outubro de 2011, permitindo, pela primeira vez, a circulação pela zona mais íntima da casa que foi habitada pela família do republicano José Relvas no início do século XX.



Concluída a primeira fase das obras de reabilitação da casa, projectada pelo arquitecto Raúl Lino, a Câmara Municipal de Alpiarça quis fazer coincidir a reabertura do museu com a data em que se assinalam os 82 anos da morte do homem que proclamou a implantação da República na varanda dos Paços do Concelho, em Lisboa, em 1910.



O longo corredor, que termina com uma casa de banho reconstituída à época, foi transformado numa galeria de arte portuguesa e espanhola, mais um espaço para dar a conhecer a vastíssima colecção reunida por José Relvas ao longo da sua vida e que legou, juntamente com a casa, ao município de Alpiarça.

A primeira fase das obras permitiu a reabilitação estrutural do edifício e a introdução de melhorias, como a criação de acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida, novos espaços de apoio administrativo e logístico.

Foi também criado um espaço de reserva para obras que não estão expostas, outro para receber o vasto arquivo documental, junto a uma sala de leitura, além de terem sido repostos os circuitos tradicionais, nomeadamente com a reposição, no hall junto à escadaria de acesso ao primeiro andar, da parte do painel de azulejos que representa cenas da vida agrícola e que havia sido retirado quando a casa foi transformada em museu, em 1960.
Acho que é uma visita a fazer.....

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial