sexta-feira, 15 de julho de 2011

ROTA DA CORTIÇA (O "OUTRO" ALGARVE)


Normalmente quando se fala em cortiça, de imediato pensamos no Alentejo, onde podemos encontrar milhares de hectares só com sobreiros.

No entanto, e apesar de saber que no Algarve também os há, nunca me ocorreu falar de tal actividade, nem sabia que tanto havia para dizer sobre o assunto em apreço…..

Mas, à conversa com amigos residentes na região ( A família Carrusca), mais concretamente nos “VILARINHOS” , concelho de SÃO BRÁS DE ALPORTEL, descobri que afinal era uma enorme falha minha não ter abordado ainda este tema…

Na verdade, e como dizem os meus amigos “Carrusca”, desde o Século XIX que São Brás de Alportel passou a ser um importante centro económico, devido às plantações de sobreiros que incentivaram o desenvolvimento comercial e fizeram do município o maior produtor de cortiça de Portugal e, imagine-se, do Mundo !!!!!!!

Pois é verdade, no concelho de São Brás de Alportel temos “A ROTA DA CORTIÇA”, que é mais uma de muitas actividades de que se pode desfrutar neste Algarve, onde é possível conhecer um outro tipo de turismo, além das praias repletas de banhistas nos meses de verão.

Pode-se fazer uma viagem pelos usos e costumes do Sul, mais concretamente pelo referido concelho, que é o cenário perfeito para todo o tipo de actividades ao ar livre, sendo mesmo convidativo para quem privilegia a paz de espírito, a tranquilidade…..

Um percurso pedestre na natureza. Propõe uma viagem no tempo por um mundo recheado de histórias, sonhos, pessoas e modos de viver e de trabalhar…..

A cortiça é o fio condutor de uma viagem por seis pólos temáticos:

- Património, Natureza, Vida Rural, Tradição, Inovação e conhecimento.

Existem circuitos para todos os gostos e idades.

Para os mais novos, há actividades desportivas e radicais;

Para outros, exibem-se os inúmeros objectos em que a casca do sobreiro pode ser transformada;

E aos seniores. propõe-se a calma do sobreiral e a beleza das aldeias típicas da serra e do barrocal…..
Aqui ficam algumas dicas para quem estiver interessado em fazer um passeio por este Algarve “diferente”

As visitas de dia inteiro realizam-se entre as 10h e as 17,30h, durante o ano inteiro, sob marcação.

As visitas de meio dia realizam-se das 9,30 às 13h, ou das 14h às 17,30h.

Qualquer contacto deve ser feito para:

ROTA DA CORTIÇA – Rua Gago Coutinho, 18 – São Brás de Alportel (Tel. 289 840 018);

Onde Comer??? – Sugere-se a “ADEGA NUNES” (da qual já falei algumas vezes neste blog), no Sítio dos Machados. As receitas são serranas e o ambiente é rústico (Tel. 289 842 506);

Onde dormir???? – É evidente que a sugestão vai para a Pousada de Estoi, que também já foi objecto de um artigo neste blog) – Tel. 289 990 150.

É um passeio a não perder, não acham???????

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial