quarta-feira, 23 de março de 2011

EXPOSIÇÃO - TORRE DO TOMBO


DOCUMENTOS DO ARQUIVO DA CASA REAL SÃO EXIBIDOS PELA PRIMEIRA VEZ NUMA EXPOSIÇÃO QUE É HOJE INAUGURADA NA TORRE DO TOMBO.


“D. Carlos I, fotógrafo amador”, é o título da exposição que hoje, dia 23 de Março de 2011, é inaugurada na Torre do Tombo e que apresenta, não só fotografias em reprodução digital obtidas a partir dos originais (quase todas assinadas pelo Rei, as quais pertencem ao arquivo da Fundação da Casa de Bragança), como também alguns documentos importantes da época, tais como o pergaminho relativo ao auto de juramento da Constituição de D. Carlos, a sua certidão de nascimento e o contrato de casamento celebrado com a princesa Amélia de Orleães
 Esta exposição, que estará patente até 12 de Julho de 2011 em Lisboa (Torre do Tombo), já esteve também, no verão passado, no Passo Ducal de Vila Viçosa, mas exibindo apenas as fotografias.
São 46 imagens que mostram, nomeadamente, as campanhas oceanográficas do monarca, regatas em Paço D’Arcos, a armação do atum no Algarve, os banhos em Cascais e membros da família real.

A NÃO PERDER......

1 Comentários:

Às 23 de março de 2011 às 21:13 , Blogger leandro guedes disse...

Belo texto este.
Na verdade vale a pena visitar o Paço Ducal de Vila Viçosa, onde estão expostas várias pinturas do Rei D.Carlos, alguns escritos seus e várias das armas que usava nas suas caçadas.
Estão ainda ali expostas belas tapeçarias flamengas, de Bruxelas, e ainda diverso mobiliário, na sua maioria português, usados pelo casal real.
Está também, tal como a deixou, a cama onde dormiu a última noite antes de ser assassinado no dia seguinte ao chegar a Lisboa.
É uma visita de uma hora, muito agradavel e que nos conta, em espécie, um pouco da nossa história recente.
Parabens por mais este texto.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial