sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SÃO MARTINHO DO PORTO



"UMA PÉROLA DO OESTE"

A vila de S. Martinho do Porto é sede de Freguesia do Concelho de Alcobaça.
A sua lindíssima baía, de características únicas no país e na Europa, em forma de concha perfeita, é o último vestígio do antigo golfo que se estendia até Alfeizerão até ao século XVI.
Esta bacia marítima, com os seus 3 Kms de areal possui também uma barra com 250 m de abertura, entre os Morros de Santana, a sul e do Farol, a norte.
A Vila de São Martinho do Porto desenvolve-se em anfiteatro, desde a Capela de Santo António até ao Cais e à praia, seguindo pela Avenida marginal até às dunas de Salir.
Hoje a vila é constituída por dois núcleos distintos:
- a parte baixa, perto da praia, mais vocacionada para a actividade turística;
- e a parte alta, onde se encontram as moradias tradicionais e a Igreja Matriz.
Pelas suas características, esta baía foi um dos principais portos do País, mas começou a perder a sua importância, gradualmente, com o aparecimento dos navios a vapor. Actualmente trata-se de um importante porto de recreio e centro de recolha de algas submarinas.
No que ao património se refere destaca-se:

- A Igreja matriz, templo datado do século XVIII, delicia os seus visitantes com a sua tela de grandes dimensões, pintada a óleo, mostrando a imagem do milagre de São Martinho;


- A Capela de Santo António, situada próximo da praia de Santo António, é um pequeno templo, no alto de um morro. O seu interior é simples, decorado com duas imagens apenas (a do padroeiro e a da Virgem). No exterior poderão ver-se painéis de azulejos azuis e brancos, representando a lenda do milagre da formação do “lago”, ou seja da baía de São Martinho do Porto.

Esta pérola do Oeste é na verdade um local a visitar…

Nesta altura do ano, é uma vila calma, muito tranquila……e um passeio pela marginal, ou até mesmo pela praia, num dia de sol, com o céu muito azul, disfrutando da magnifica vista que se tem sobre a baía….., faz as delícias de qualquer um, sem sombra de dúvida….

Etiquetas:

2 Comentários:

Às 28 de janeiro de 2011 às 19:27 , Blogger Andradarte disse...

Depois de tão bela descrição....culminar com
um video bem elaborado....faz um belo Post.
Beijo

 
Às 7 de fevereiro de 2011 às 10:46 , Blogger maria santos disse...

O seu blog é como uma paleta colorida e o texto é informativo com ritmo e literário. gostei de tudo e está de PARABENS.
BJS ANTÓNIA

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial