quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Outrora um Panteão da Ordem Templária...!!!




Uma passagem pela cidade de Tomar permitiu-me visitar a bonita Igreja de Santa Maria do Olival, da qual, há já algum tempo, tinha importantes referências, nomeadamente no que respeita à sua arquitectura gótica e também ao facto de nela ter sido sepultado, o cavaleiro D. Gualdim Pais, que, ao que parece, por sua iniciativa, deu início à sua construção, no século XII, para ser usada como um  Panteão da Ordem Templária.

Presume-se que a construção do actual templo, tenha sido iniciada já no reinado de D. Afonso III e, desde muito cedo foi considerado um monumento emblemático da arquitectura gótica portuguesa.

Por toda esta informação obtida da parte de quem muito investigou e estudou este tema (prof. Novais Granada), fiquei bastante curiosa e entusiasmada para que, logo que possível, me deslocasse ao local, a fim de efctuar a tão desejada visita...

Sem dúvida que se trata um belíssimo monumento religioso, muito amplo, de três naves e uma grande rosácea na fachada, que lhe dá uma iluminação especial.
À boa maneira das Ordens Mendicantes, não é uma igreja que ostente grande riqueza, pelo contrário, quer o interior, quer o exterior, são de uma enorme simplicidade.

Curioso também, é a existência de uma torre quadrangular, que se encontra situada num plano superior, mesmo defronte da Igreja, desconhecendo-se contudo qual a finalidade desta construção. Julga-se no entanto que a partir da mesma haveria um túnel que fazia a ligação da Igreja ao Castelo Templário de Tomar.







2 Comentários:

Às 22 de novembro de 2019 às 10:27 , Blogger Andradarte disse...

Vejo que continua fiel às cores do Outono---
Abraço

 
Às 22 de novembro de 2019 às 21:36 , Blogger Albertina Granja disse...

Fiel às cores do Outono, sempre...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial