sábado, 14 de setembro de 2019

Cacela Velha...


Por aqui passaram navegadores gregos e fenícios, mas foram os romanos que a fizeram crescer e os muçulmanos deram-lhe o prestígio, depois de ter passado para o seu domínio em 713.

Localizada no sotavento algarvio, numa elevação arenítica, em frente à Ria Formosa e ao mar, era uma povoação muito importante da Coroa de Ossónoba (Faro) e era defendida por um castelo da época do Califado (Século IX/X), contudo, a povoação estendia-se também para fora do recinto amuralhado e tinha um cariz marítimo-agrícola. 

Foi nesta época califal que aqui nasceu e viveu um famoso poeta de seu nome "Ibn Darraj Al-Qastalli", descendente de uma família berbere que estava no comando da fortificação...

"Chamam-te, escuta a sua voz.
A vida sorri-te, bebe desse vinho e saboreia-o,
é promessa de uma nova Primavera que chega.
É flor que atrai
com sua fragância de almiscar,
bela e sensual.
Do seu caule de esmeralda libertam-se
folhas de prata e pétalas de ouro
que se entrelaçam como filamentos de seda
e se erguem como um cálice para te brindar
num inesgotável inebriamento."

Cacela foi um importante centro populacional durante o período islâmico e a época medieval, mas, em 1240, foi conquistada aos mouros, por Dom Paio Peres Correia.

Hoje aqui podemos encontrar uma bela povoação, que exibe aos visitantes as suas casas muito brancas (na sua maioria listadas de azul), erguendo ao céu bonitas chaminés tipicamente algarvias. Depois, a panorâmica que se tem a partir da fortaleza é simplesmente deslumbrante...!!!

Valeu a pena o passeio...





















0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial