quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Um Mosteiro para mais tarde visitar...!!!





Desta vez a visita era para ser ao Mosteiro de São Salvador de Grijó, com uma história interessante que já vem de muito longe...!!!

Segundo a tradição teria sido fundado em 922, por dois Clérigos que adoptaram o hábito da Ordem de Santo Agostinho, mas num outro lugar (Muraceses), tendo sido edificado na sua actual localização já no século XIII.
Três séculos depois o mesmo encontrava-se quase em ruínas e os monges tiveram de ser transferidos para outro lugar, contudo, em 1572, deu-se início à sua reconstrução, que só veio a terminar em 1629.

Também desta vez, devido à hora um pouco tardia da minha chegada ao local, só foi possível visitar a Igreja, mas mesmo assim, cheguei na hora do terço, ao qual se seguiu a missa, o que tornou difícil fotografar o interior do templo.
No entanto, foi fácil conversar com alguém que cá fora aguardava o início da celebração, mas que, constatando o meu interesse em fotografar tudo e mais alguma coisa, "meteu conversa" (e ainda bem), pois rapidamente falou da história deste monumento, das obras que actualmente estão a decorrer, da devoção de toda a população, que ela própria ali tinha sido baptizada, tinha feito a sua primeira comunhão, o seu casamento..., enfim..., e muito mais disse, com um entusiasmo contagiante... Antes de se despedir não deixou de alertar para o facto de que o Mosteiro é lindíssimo e que deveria lá voltar em horário normal de visitas, para percorrer e conhecer os claustros e demais dependências...
Depois de nos despedirmos, e preparava-me eu para sair daquele imenso recinto que medeia o bonito portal e a Igreja, deparei-me com uma multidão que se apressava para assistir à missa, o que realmente vem confirmar a enorme devoção daquele povo...!!!












2 Comentários:

Às 25 de janeiro de 2019 às 12:02 , Blogger Andradarte disse...

Pensei que fosse no estrangeiro....afinal é bem Português
https://youtu.be/07TL_1ytSa8
Beijo

 
Às 25 de janeiro de 2019 às 21:16 , Blogger Albertina Granja disse...

É realmente bem português...
Aliás, em Portugal temos belos monumentos...
Obrigada
AG

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial