Quinta da Aveleda...!
É bom recordar..., é muito bom voltar aos locais, onde, num dado momento, nos deixámos maravilhar pela beleza e sobretudo pela história que se faz sentir em cada pormenor encontrado, seja ele qual for (no caso concreto: uma fonte ou um lago, um trilho ou um caminho, uma planta ou uma árvore secular...) e que nos surpreende a cada instante, a cada "virar de esquina"...!!!
Decorridos seis anos, voltei à Quinta da Aveleda, um lugar surpreendente..., paradisíaco...!!!
Nem as condições climatéricas, nem as circunstâncias em que efectuei esta segunda visita, são as mesmas de há 6 anos, nem pouco mais ou menos..., mas, mesmo assim, valeu a pena ter voltado, especialmente pelas boas recordações...
A sua história é sobejamente conhecida, vem de longe, de muito longe, desde o Século XVI..., mas é sempre um enorme prazer ouvi-la, contada de uma forma simples, muito genuína, que nos cativa e que consegue transportar-nos para épocas tão distantes, como aquela em que, Manoel Pedro Guedes de Silva da Fonseca, um grande visionário, começou a apaixonar-se pela sua Quinta e foi viver para Aveleda, sensivelmente por volta de 1850.
Ali desenvolveu a estrutura existente, plantou vinha e até construíu uma adega com capacidade para 300 pipas (na época, um projecto considerado por todos demasiado arrojado, hoje a "Adega Velha"), dado que, na altura, a produção não ía além de 9 pipas de vinho... Mas ele parecia saber bem o que fazia...!!!
E assim, foi a Quinta passando de mão em mão, até aos dias de hoje, continuando na posse da Família Guedes.
Actualmente com cerca de 130 colaboradores (profissionais especializados), é uma empresa com uma enorme capacidade de produção e armazenamento, que exporta os seus produtos para perto de 70 países...!!!
1 Comentários:
Muito bonito e interessante.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial