segunda-feira, 26 de março de 2018

Princesa do Mondego...!!!


Coimbra dos Doutores e dos seus cantores... Princesa do Mondego, sempre encantadora...!!!

De vez em quando é preciso revisitar o que há muito ficou para trás...



Comecei pela Igreja e Mosteiro de Santa Cruz, talvez um dos monumentos mais emblemáticos do nascimento da nacionalidade portuguesa.
Fora da muralha que então protegia a cidade de ataques muçulmanos, a sua construção teve início em Julho de 1131, no espaço onde existiam os banhos romanos, também designados por "Banhos Régios". 
A Igreja, de uma só nave, possui várias capelas laterais e um importantíssimo orgão barroco, do Século XVIII.








A seguir iniciei um passeio pelas estreitas vielas de Coimbra:
Após transpor o Arco de Almedina (vestígio da antiga muralha da cidade de onde nasce a sobejamente conhecida ladeira do "Quebra Costas") e antes de iniciar a subida da longa escadaria, impunha-se uma paragem na Casa de Fados (logo ali à esquerda de quem sobe), para adquirir os bilhetes para o espectáculo "Fado ao Centro", com início às 18,00 horas. 
Depois de adquirir os ingressos e ainda no período da manhã, foi chegado o momento de percorrer a longa escadaria, sem pressa, para melhor admirar tudo o que a ladeia e finalmente alcançar a Imponente Catedral Medieval de Santa Maria de Coimbra (Sé Velha), o monumento religioso mais emblemático desta cidade e um dos mais grandiosos templos Românicos de Portugal...!!!



Uma pausa para almoço torna-se necessário, mas logo a seguir espera-nos a Universidade de Coimbra que surge em Portugal no ano de 1290, por intermédio de D. Dinis, afirmando-se por isso como uma das mais antigas do mundo. Vários são os pontos de interesse neste histórico edifício, nomeadamente, a sua Porta Férrea (coroada pelas representações da Sapiência e das Faculdades maiores, pela qual se entra para o Paço das Escolas) e a Sala dos Capelos, espaço onde se realizam as mais importantes cerimónias académicas. 
Um outro elemento bastante emblemático da Universidade, é a Torre, num dos cantos do Paço das Escolas, com o seu relógio bem visível em qualquer parte da Alta da cidade e os seus quatro sinos de diferentes tonalidades, designadamente, a tão conhecida "cabra", que, pelas 18,00h, marca o final de um dia de aulas.
E para a visita ficar completa, esperava por nós a Biblioteca Joanina, classificada como uma das mais bonitas e imponentes do mundo, construída no Século XVIII, mais concretamente em 1717, durante o reinado de D. João V e que conserva no seu interior obras de um valor incalculável.
Que pena não ser permitido fotografar...





O dia já vai longo e prestes a chegar ao fim, mas é chegado o momento de ouvir cantar o Fado, no "Fado ao Centro", Centro Cultural - Casa de Fado de Coimbra, um local cheio de magia onde o Fado de Coimbra acontece, diariamente, na sua forma mais tradicional e genuína...
No final do espectáculo, durante um "porto de honra", espectadores, músicos e cantores conviveram.
Como é habitual neste tipo de espectáculos, também aqui não foi possível efectuar qualquer tipo de gravação; apenas são permitidos registos fotográficos.

Para a elaboração deste vídeo foi escolhida a "balada da despedida", também ela interpretada neste concerto.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial