Um olhar sobre a bonita vila alentejana de Ourique, outrora terra de mouros...!!!
Nestes campos de Ourique, defrontaram-se, a 25 de Julho de 1139, as tropas cristãs comandadas por D. Afonso Henriques e as tropas muçulmanas (estas em número muito superior)...
Deste confronto resultou uma estrondosa vitória para as tropas cristãs e consequentemente a conquista aos mouros de mais uma significativa área territorial...!!!
O primeiro disco que vou comprar, destes cantares alentejanos, há-de ser do grupo de Portel. Em 1980-81, talvez no Natal de 80, de repente, um grupo de dez ou quinze, perto da praça principal, perto dos cafés, começa a cantar. As pessoas com quem estava, nem dávamos por eles, próximo de nós. A perfeição foi tal, suave, uníssono, parecia um único instrumento, humano, flauta humana em que os buraquinhos fossem pessoas e o sopro o mesmo. Instrumento humano, animado pelo mesmo sopro, absolutamente concorde. Portel tem alma. Viva Portel! Viva Ourique! Não consigo descrever o que senti ao ouvi-los.
2 Comentários:
O primeiro disco que vou comprar, destes cantares alentejanos, há-de ser do grupo de Portel. Em 1980-81, talvez no Natal de 80, de repente, um grupo de dez ou quinze, perto da praça principal, perto dos cafés, começa a cantar. As pessoas com quem estava, nem dávamos por eles, próximo de nós. A perfeição foi tal, suave, uníssono, parecia um único instrumento, humano, flauta humana em que os buraquinhos fossem pessoas e o sopro o mesmo. Instrumento humano, animado pelo mesmo sopro, absolutamente concorde.
Portel tem alma. Viva Portel!
Viva Ourique!
Não consigo descrever o que senti ao ouvi-los.
O Grupo de Portel é na verdade fantástico...!!!
Obrigada pelo seu comentário...
AG
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial