Na transição do Alentejo para a Beira Baixa.....!!!
Continuando a busca incessante pela tradição cultural misturada com belas paisagens (nesta época do ano ainda mais valorizadas pelas lindíssimas cores outonais), vou, de quando em vez, encontrando lugares interessantíssimos, cujas origens se perdem nas brumas do tempo....!!!
E quanto mais longínquas estão essas origens, maior é o interesse em descobri-las...., em conhecê-las...e maior é a beleza que desses lugares emana....!!!
E foi assim que percorri a antiga Vila do Sardoal, numa zona de transição do Alentejo para a Beira Baixa e apreciei cada canto e recanto, cada rua e ruela, cada Igreja e Capela e tanta tanta história (contada e por contar) que parece espreitar de cada umbral das velhas portas, de cada pedra das estreitas ruas e que nos surpreende, a cada momento, para onde quer que nos viremos...!!!
8 Comentários:
Mais um bem conseguido filme.
Este ver a paisagem, casas antigas esquecidas, o meio envolvente, fazem-nos pensar. Nós passamos... e tudo fica.
Parabéns. Gostei muito.
Gostei, também, especialmente da cadência de repetições, toada de lengalenga, poesia que resulta da insistência do que vai ficando, ficando... O filme, vou ver, agora.
Obrigada João pelo seu comentário..
Bom dia de São Martinho
AG
Ali há, na verdade, poesia em cada canto....!!!
Obrigada pelo comentário
Continuação de boa semana
AG
A escrita deste artigo, a foto que o encima, o video com as fotos, a musica - a Albertina tem arte para estas coisas. Leva-nos a conhecer os lugares, sem os conhecermos...
Após ler este artigo fui pesquisar sobre o Sardoal e tirei a referencia de que em tempos foi uma vila muito importante e muito querida dos reis de Portugal.
É como alguém disse, uma jóia adormecida do turismo em Portugal.
Muitos parabens.
LG.
É um facto que os Reis de Portugal tinham grande apreço por este lugar, pois, em 1313, já merecia a atenção da Rainha Santa Isabel; em 1370, o Rei D. Fernando e D. leonor Teles visitaram a Vila, tendo a rainha pedido para ali ser erguida uma pequena ermida (hoje Igreja da Misericórdia) e em 1531, D. Joãp III elevou o lugar de Sardoal à Categoria de Vila....
Muito obrigada Leandro pelo seu comentário..
Continuação de óptima semana
AG
Já estive no Sardoal e gostei. Mas com estas imagens consigo avaliar o que na altura da visita não vi. Joaquim Cosme
Normalmente é isso que acontece.... Quando se visita pela primeira vez um determinado lugar, fica sempre alguma coisa por ver..., por isso é bom repetir as visitas ......
Bom fim de semana Sr. Cosme...
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial