domingo, 10 de agosto de 2014

"Figos de Pita"......!!!

É por este nome que os conheço há mais de seis décadas..... "FIGOS DE PITA"...!!!
Do que já li sobre o assunto, percebi que vários são os nomes que lhe são atribuídos, consoante as zonas do país, ou até mesmo dos países de onde são originários (não sei ao certo se da Índia, se  do México).
Diz-se que se trata de uma figueira da Índia, que em Portugal existe predominantemente no Alentejo, mas aí tenho de discordar, por dois motivos: 
primeiro, porque a sua "estrutura" nada tem que se assemelhe a uma figueira, depois, porque em todo o Algarve, quer no litoral ou na zona do barrocal, estas "Pitas", "Catos", Piteiras", "Figueira da Índia", ou lá aquilo que lhe queiram chamar, existem com muita abundância, ao ponto de formarem grandes e robustas extensões (em comprimento, largura e altura), que servem para delimitar as propriedades e que substituem na perfeição as chamadas "resistentes vedações metálicas" (que afinal está comprovado que fácilmente são destruídas por quem quer invadir a propriedade alheia, mais concretamente pela etnia cigana, que está sempre em todo o lado munida de equipamentos e ferramentas que, com a maior das facilidades, lhes permitem destruir vedações inteiras ou parte delas, consoante aquilo que pretendem retirar/roubar)...!!! 
Enquanto que, com estas "vedações naturais", com uma largura que chega a atingir 3 a 4 metros, ninguém se atreve a destruí-las ou ultrapassá-las, porque é extremamente difícil e perigoso, não só dada a sua robustez, como também às suas características, pois são "Pitas" e respectivos frutos, completamente carregados de espinhos e por isso ninguém ousaria fazê-lo....!!!
Mas os seus proprietários, delas podem colher estes frutos, que têm, não só um sabor especial e único, como também, inúmeras propriedades medicinais...!!!
Diz-se que é proveniente das zonas desérticas do México e, como qualquer outra espécie de "pita", "cato", piteira".... é muito resistente às secas, por isso não carece de nenhum tratamento especial (não é preciso regar, nem podar): floresce em cada primavera, e, cada flor, que pode ser branca, rosa, roxa, ou até avermelhada, corresponde a um fruto que naturalmente terá a mesma cor da flor que lhe deu origem...
Este ano ainda não os tinha provado..., mas ontem, não resisti....!!!
E o que posso dizer é que, como sempre, estão deliciosos....!!!
Para mim, é de facto um fruto muito especial....!!!

9 Comentários:

Às 10 de agosto de 2014 às 17:34 , Blogger Andradarte disse...

É.....Algarve, deve ter a maior concentração de 'Figos de Pita'...
Adoro come-los, mas não gosto de descasca-los....São muito
traiçoeiros......Não quero dizer que não os coma, se não houver
ninguém que me faça o trabalho..........
Boas Férias

 
Às 10 de agosto de 2014 às 23:20 , Blogger Albertina Granja disse...

Olá Andrade....
Pior do que descascar figos de pita, é colhê-los....!!!
Mas desde que usemos utensílios adequados e saibamos o que fazer a seguir para lhe retirarmos todos os espinhos de que são portadores, descascá-los é mesmo o mais simples, desde que se conheça a técnica de o fazer, para não os considerarmos "traiçoeiros".
Depois, é só saborear aquele fruto simplesmente DELICIOSO....

 
Às 11 de agosto de 2014 às 21:22 , Blogger José Patrício disse...

Sou fã destes figos, embora raramente os coma. Sobrevivo aos picos. Em Montargil, há disto na estrada que sobe até à vila, vindo de Mora. Quanto a «figueira da Índia», estou um pouco baralhado. Acho que havia, também, uma outra planta a que chamávamos, assim. Para mim, ambas as espécies - tão diferentes - são figueira da Índia, mas da que não pica guardo uma recordação um tanto desagradável. Esta, a bem dizer, é uma promessa de recordação, pois é muito vaga.

 
Às 12 de agosto de 2014 às 18:57 , Blogger Albertina Granja disse...

Olá boa tarde...
Essa outra espécie de que fala (também denominada figueira da Índia, mas que não pica), não conheço....
Esta, que pica e bastante e que dá este fruto delicioso, para mim não é figueira, mas sim "PITA" ou "PITEIRA", pois nunca ouvi, pelo menos em todo o Algarve, que alguém a designasse de outra forma, no entanto admito que o verdadeiro nome seja esse, aliás, o nosso colega e amigo Engº João Lopes (pessoa muito conhecedor e entendida nestas coisas) também é assim que lhe chama "Figueira da Índia".
Continuação de boas férias...

 
Às 12 de agosto de 2014 às 19:15 , Anonymous João Godim disse...

"Figueira da Índia?". Bem... também conheço este fruto há mais de seis décadas. Existe em abundância nas ilhas da Madeira e do Porto Santo, mas é conhecido por Tabaibo, fruto da Tabaibeira. De preferência gosto frio, depois de apanhados e durante algumas horas no frigorífico. Os tabaibos madeirenses são ligeiramente mais compridos e mais grossos, são muito saborosos. Há quem faça bolos e doces com este fruto. Apesar de ser um fruto sem custos de produção, pois nasce espontaneamente e em grandes quantidades, já são muito poucos os que se dedicam à apanha e à comercialização, apesar de haver consumidores. Qualquer pessoa pode colher tabaibos, mesmo em propriedade alheia, que não é repreendido. Penso que, todos os anos, milhares ou milhões tabaibos são puramente ignorados. Porquê?

 
Às 12 de agosto de 2014 às 21:44 , Blogger Albertina Granja disse...

Olá João...
Pois com o nome de "TABAIBOS" é que não os conhecia , mesmo...!!!
Quanto ao facto de terem caído no esquecimento, também cá, infelizmente, acontece o mesmo com os "FIGOS DE PITA", o que é uma pena....
Recordo-me, quando ainda criança, de serem apanhados em grandes quantidades (para consumo dos próprios, é verdade), mas também para serem vendidos nos mercados....
Mas mudam-se os tempos e as vontades também (já dizia o poeta) e actualmente não se dá valor ao que temos, mas sim àquilo que vem de fora (e estou a falar concretamente de uma enorme variedade de frutos que vêm de países distantes e que por isso são bem caros).....
Mas a nossa sociedade habituou-se a privilegiar o que vem de fora, em detrimento daquilo que temos no nosso país, mesmo tratando-se de um fruto sem quaisquer custos de produção, tal como refere.....!!!
Daquilo que eu conheço sobre o que se passa na região sul do país, no que se reporta a estes deliciosos frutos é que, são apenas os mais velhos (como nós), que nos lembramos desses tempos e mais que seja para que a tradição não se perca, lá vamos apanhando e comendo duas ou três vezes por ano, mas os mais novos, sobretudo a geração dos nossos netos, pura e simplesmente não conhece, nem sabe do que se trata.....

 
Às 7 de setembro de 2014 às 15:34 , Blogger Albertina Granja disse...

Aqui fica o comentário do amigo João Lopes, enviado hoje (7 de Setembro/2014), por e-mail:

"Amiga Albertina , parabéns pelos textos e fotografias que tive o prazer de os apreciar.
No que concerne à “Pita”, Opuntia ficus indica (L); toma um monte de nomes conhecidos pelos populares de cada região onde a espécies está presente, tais como: Figueira-da-índia, Tabaibeira, Figo-do-diabo, Figo-da-Índia, Piteira, Tuna, Figueira-tuna, Palma, Figueira-da-barbária, Figueira-do-inferno, Palma-gigante, Palma-graúda, Palma-da-índia, Palma-grande, Palmatória, Palma-redonda, Palma-santa, Palma-sem-espinho, Palma-azeda, Cactus-burbank, Figueira-moura, Tabaibo, Tuna-de-castilha.
Há que registar o “modus operandi” para a colheita e preparação para consumo.
Para os leitores, e em especial o nosso comum amigo Andrade, deixo as seguintes dicas:
A colheita, deve ser feita com uma turquês ou com luvas grossas, pois os tabaibos têm espinhos. Após a apanha, a saruga ou os picos são retirados com uma vassoura ou basta passa-los ligeiramente por uma chama. Para remover a casca, deve-se usar um garfo e uma faca, dando um corte horizontal nas partes superior e inferior e outro na vertical. Depois, abre-se a casca, agarra-se no fruto até se desprender da mesma.
Atualmente, há variedades selecionadas sem espinhos, que facilitam este amanho cultural.
Nota: Cuidado com o consumo exagerado dos frutos porque, têm muitas sementes, podem provocar a obstipação.
Bem, haja, um abraço João Lopes (DJONDISAMARTINHO.)

 
Às 7 de setembro de 2014 às 15:48 , Blogger Albertina Granja disse...

Amigo João Lopes.
Quero agradecer-lhe este seu comentário,o qual, devido aos esclarecimentos adicionais aqui deixados, veio enriquecer grandemente este simples texto que escrevi sobre "os figos de pita"...!!!
Mais uma vez muito obrigada...
Um abraço
Albertina

 
Às 17 de setembro de 2014 às 17:21 , Blogger JOÃO LOPES djondisamartinho disse...

Agora sim. Creio que já posso enviar e receber publicações suas e comentários. Obrigado.
Pois creio que a razão de ser é que Albertina, estava conectada com FIDJODISAMARTINHO.
Um abraço e até breve na AUTITV

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial