domingo, 22 de junho de 2014

Olhão e as suas lendas.....!!!!

Olhão - Ria Formosa - à noite

Quase todas as terras têm lendas que normalmente toda a gente gosta de saber....!!!
A mim pelo menos aguça-me a curiosidade quando ouço falar que, onde quer que seja e seja lá por que razão, existe uma qualquer lenda e faço sempre questão de a conhecer ....

Ora na cidade de Olhão, desde sempre ouvi falar nas lendas da "FLORIPES" e do "MENINO DOS OLHOS GRANDES" e ontem, passeando pela zona velha desta cidade (parece que agora também denominado centro histórico), com grato prazer constatei que a Autarquia se tem interessado na reconstrução/revitalização daquele espaço urbano, que outrora fora palco das tais lendas e de tantas e tantas vivências dos pescadores que ali habitavam....


São pequenos largos, becos e ruas muito estreitas, que começam agora a ficar arranjados e de "cara lavada", proporcionando a todos os que os visitam, algum encanto pela singeleza daqueles espaços, mas que se percebe estarem carregados de muitas e muitas histórias....!!!
Por exemplo na "Praça Patrão Joaquim Lopes", encontramos logo um "mapa" que nos indica o caminho das lendas, que é um percurso pedonal que liga cinco dos principais largos da referida zona histórica, os quais foram objecto de intervenção e melhoramentos, por forma a torná-los mais funcionais e aprazíveis...
Nessa mesma Praça Patrão Joaquim Lopes, pode-se também apreciar a figura da Moura "Floripes", cuja lenda passo a transcrever:
Floripes
"Lá para os lados do Bairro do Levante, no lugar do Sobrado, havia um moinho junto ao qual existia uma antiga casa onde vivia um homem de meia-idade de seu nome Zé.
Quase sempre embriagado, principalmente na companhia de amigos, contava várias vezes que durante a noite, lhe aparecia uma moura muito formosa em sua casa e que ambos trocavam carícias até de madrugada.
Os seus amigos já não acreditavam. Um dia o Zé fez uma aposta com o mais novo do grupo -Julião- que ía casar em breve com uma moça chamada Aninhas. O Zé oferecia uma fazenda que possuía no sitio da Relva, como prenda de noivado caso a moura aparecesse ao rapaz. Se não aparecesse nada lhe daria. Julião aceitou.
À meia noite lá estava ele junto ao moinho. De repente, quando já se preparava para se pôr a caminho, vê uma linda mulher. Era a moura encantada! Julião e a rapariga sentaram-se junto a uma árvore e esta conta-lhe que o feitiço só podería ser quebrado quando alguém a levasse para junto do mar e lhe espetasse uma faca no braço do lado do coração. Só aí o feitiço seria levantado. Julião nada podia fazer, pois estava comprometido com Aninhas.
De regresso a casa, vê a noiva a chorar compulsivamente e a seu lado o compadre Zé. Quando Julião se vira para falar com o seu amigo, este tinha desaparecido. Diz o povo que a Floripes partiu para o Norte de África e o levou consigo, o único homem que na realidade a amava."


5 Comentários:

Às 22 de junho de 2014 às 14:33 , Blogger José Patrício disse...

Quero dar-lhe os parabéns pelo seu blogue, que entretanto comecei a conhecer. A mensagem sobre Lyon, entre outras, é muito bonita e as imagens, apresentadas daquela maneira e com o ambiente dado pela música, estão superiores. Embora caladinho, vou passar a frequentar este espaço.
Quanto à lenda, tudo acabou bem, segundo percebo, mas o desenlace foi um pouco confuso.

 
Às 22 de junho de 2014 às 19:15 , Blogger Andradarte disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 22 de junho de 2014 às 19:18 , Blogger Andradarte disse...

Gosto de conhecer lendas......Nesta viajem a Espanha, conheci a de os atores, dizerem muita m.... ,
antes dos espetáculos....Depois conto......muito gira e convincente.....

Um erro, levou-me a anular o comentário anterior.

 
Às 26 de junho de 2014 às 00:34 , Blogger Albertina Granja disse...

Tem toda a razão...,
Esta lenda não está bem contada...!!! Eu também não entendi....
Está de facto muito confusa, porque na parte final a "bota" não diz com a "perdigota"...
Tenho de me documentar um pouco melhor para ver se consigo descobrir alguma coisa que faça mais sentido...
De qualquer modo, muito obrigada pelo seu comentário.

 
Às 26 de junho de 2014 às 00:35 , Blogger Albertina Granja disse...

Muito obrigada Andrade.
Beijinho

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial