sábado, 13 de abril de 2013

Coisas de outros tempos....!!!!!



Há já muito que não via uma carroça puxada por uma mula ou por um macho…….!!!!

No Algarve essa carroça, independentemente de ser puxada por mula ou por macho, sempre foi designada por “CARRO DE MULA” e é assim que ainda hoje continua, a ser conhecida, pelo menos por parte daqueles que, como eu, viveram nessa época…..

Quando reparei, não pude deixar de me surpreender e não resisti à tentação de fotografar aquela “imagem”, que para mim já estava, não direi esquecida, mas muito, muito distante…., de tal maneira distante que, o simples facto de estar ali tão perto me fez, assim de repente, recuar no tempo, mais de 50 anos……!!!!!

E então isso trouxe-me à memória recordações e lembranças dessa época, em que tais animais eram tão importantes e de tanta utilidade e sempre tão presentes em tantas actividades do nosso quotidiano….!!!!


Pelo menos no sul do país (que é a realidade que melhor conheço), as mulas e os machos eram utilizados para muitas tarefas fundamentais, nomeadamente na agricultura para:

  • puxar as charruas e arados que lavravam as terras, onde, ao longo do ano, se faziam as diferentes sementeiras nas épocas apropriadas;
  • fazer mover os engenhos existentes nas noras para tirar a água necessária às regas dos terrenos que se encontravam cultivados (sendo este um trabalho normalmente realizado durante a noite);

(esta é uma antiga nora, com o respectivo engenho, que há mais de 50 anos fazia parte de uma enorme quinta, entretanto desaparecida....!!! Felizmente este belo exemplar -apesar de não estar muito bem conservado, como se pode verificar nas fotos-, ainda se mantém.....)  
  • fazer o transporte dos produtos, quer diariamente para os mercados, quer, na altura das colheitas, dos terrenos para os armazéns dos produtores e posteriormente para os locais de venda ou revenda;
  • transportar os seus donos e familiares às vilas e aldeias, tanto para compras, ou qualquer outra diligência, como simplesmente em passeio (porque aqueles “carros de mula”, quando não eram utilizados em trabalho, depois de devidamente limpos e arranjados, eram adaptados ao transporte de pessoas – com pelo menos dois bancos corridos onde não faltavam as respectivas almofadas para um melhor conforto).


Enfim…., a estes animais, trabalho era o que não faltava…., obviamente que havia a preocupação de lhes dar as horas de descanso necessárias, por isso, cada “agricultor” tinha pelo menos dois….., pois seria impensável realizar diariamente tantas tarefas (de dia e de noite), apenas com um exemplar….

Mas não era só na agricultura que tal se verificava…..!!!

Ainda me lembro dos tempos em que (sendo a então Vila de Olhão, uma terra que se dedicava à pesca e à indústria conserveira), todo o peixe era transportado dos barcos que chegavam à doca, para as fábricas de conservas, nos ditos “carros de mula” ….!!!

Havia portanto quem os tivesse apenas para efectuar este tipo de transporte…, eram os chamados “CARREIROS” (era este o nome que se dava a esta profissão), porque tinham os carros, os respectivos animais e estavam disponíveis, desde manhã cedo até ao fim do dia, num local específico, enfileirados, (no caso concreto de Olhão, no início da Avenida da República, junto a um enorme chafariz que ali existia, onde os animais podiam beber), esperando que lhes chegassem pedidos para os referidos carregamentos de peixe e posterior transporte para as fábricas…..!!!!

Como os tempos mudaram….!!!!!

Com o aparecimento dos tractores a lavoura dispensou os arados e as charruas, as carrinhas de caixa aberta dispensaram os “Carreiros e os seus carros de mula”…., enfim……, tudo mudou, para melhor é claro….., só é pena que hoje, infelizmente, não tenhamos agricultura, que a pesca seja pouquíssima e que a indústria de conservas tenha desaparecido completamente…..!!!!



12 Comentários:

Às 13 de abril de 2013 às 16:44 , Blogger Manuel Tomaz disse...

Carreiros tambem lhes chamavam na minha terra, zona da Beira Litoral. Gostei da sua postagem, que me "transporta" aos meus tempos de rapaz.
Os meus cumprimentos,
Manuel Tomaz

 
Às 13 de abril de 2013 às 18:36 , Blogger Andradarte disse...

...uma coisa é certa.....a foto é mesmo recente....
O modelo ao lado....não engana..
Bom fim de semana

 
Às 13 de abril de 2013 às 21:45 , Blogger Albertina Granja disse...

Muito obrigada pelo seu comentário....
Mas é bom recordar e é sempre muito bom haver alguma coisa que nos "transporte" aos tempos da nossa juventude....!!!
Cumprimentos
Albertina Granja

 
Às 13 de abril de 2013 às 21:47 , Blogger Albertina Granja disse...

Sim..., a foto é mesmo recente, disso não há qualquer dúvida....!!!
As lembranças é que se reportam a situações já tão "distantes"....!!!!!
Um óptimo fim de semana Andrade

 
Às 14 de abril de 2013 às 12:37 , Blogger leandro guedes disse...

Estes animais, possuidores duma força impressionante, serviram também durante as I e II guerra mundiais, para transporte de tropas e de materiais, e mataram a fome a muitos dos soldados que nelas participaram.
Mas na minha juventude havia o "azeiteiro" que era mais um merceeiro ambulante, que de porta em porta levava as pequenas mercearias, numa carroça puxada por um macho.
Além das caravanas de ciganos, que nesse tempo diambolavam por aqui e por ali, transportados por machos e mulas.
Parabens por mais este interessante artigo.
LG.

 
Às 14 de abril de 2013 às 12:40 , Blogger leandro guedes disse...

Faltou dizer que achei uma foto muito feliz, a primeira deste artigo, em que lado a lado, está o macho, transporte de há 50 anos e o automovel o transporte contemporâneo.
Parabens.

 
Às 14 de abril de 2013 às 13:31 , Blogger Albertina Granja disse...

Leandro muito obrigada pelo seu comentário.....
Na verdade lembrou e muito bem os tais vendedores ambulantes que andavam de porta em porta a vender alguns géneros alimentícios..!!!! E mais...., faltou ainda dizer neste post que em Olhão os "aguadeiros" também usavam estes animais e as respectivas carroças carregadas de cântaros que distribuíam água de porta em porta, na época em que ainda nao havia da rede pública....
Enfim..... eram mesmo outros tempos....!!!!

 
Às 14 de abril de 2013 às 13:35 , Blogger Albertina Granja disse...

Sim, é verdade.....
Estabelecer este paralelismo não deixa de ser interessante....!!!!
Muito obrigada pela apreciação......

 
Às 14 de abril de 2013 às 22:11 , Blogger Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Gosto de ver carroças passarem pelas ruas, nos dias de hoje, contrastando com o moderno. Aqui, na minha cidade encontramos, de vez em quando. Quem está conduzindo automóveis fica muito aborrecido, pelos transtornos que causam. Fico com pena, do cavalo e do pobre carroceiro.
É muito bom, "revisitar" tanta coisa que o tempo levou e que hoje é raridade.
Boa semana, Albertina,
um abraço, da Lúcia

 
Às 14 de abril de 2013 às 23:49 , Blogger Albertina Granja disse...

Muito obrigada Lúcia...
Na verdade é muito bom "revisitar" aquilo que o tempo já levou.....!!! E são tantas e tantas coisas que hoje praticamente desapareceram....!!!!
Um abraço
Albertina

 
Às 15 de abril de 2013 às 17:44 , Anonymous Joaquim Cosme disse...

Esqueceram-se dos burros? Esqueceram-se dos bois?
Além das mulas e machos o transporte muito usual na minha terra era exactamente com burros e bois.
Hoje chamam burro a um ignorante. Pois os burros verdadeiros do meu tempo eram muito inteligentes e obedientes aos seus donos.
Joaquim Cosme

 
Às 15 de abril de 2013 às 19:59 , Blogger Albertina Granja disse...

Olá Sr. Cosme....
Eu não me esqueci dos burros e dos bois, só não falei neles porque, a "minha realidade", aquela que eu efectivamente melhor conheci e vivi, estava mais relacionada com as mulas e os machos...
Mas é evidente que esses animais também eram muito importantes na época em apreço (nalgumas zonas do país, mais do que noutras), mas eram realmente importantes....
Quanto à inteligência dos burros, é mesmo como diz: não eram nada "burros" e eram bastante obedientes aos seus donos....!!!!
Tenha uma óptima semana Sr. Cosme

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial