quarta-feira, 6 de março de 2013

Um Génio da Literatura Portuguesa.....



CAMILO CASTELO BRANCO

Escritor português, romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor….

Nasceu em Lisboa a 16 de Março de 1825 e faleceu em S. Miguel de Seide (Famalicão), a 1 de Junho de 1890.

Da vida de Camilo quase toda a gente, sabe quase tudo….!!!

A sua vida atribulada, que muitas vezes lhe serviu de inspiração para as suas novelas, é sobejamente conhecida, e a intensidade e a paixão com que se dedicou à escrita, fazendo com que tivesse deixado obras de referência na literatura portuguesa, é um facto do qual ninguém tem qualquer espécie de dúvida…..!!!!

Foi o primeiro escritor de língua portuguesa a viver exclusivamente dos seus escritos literários e a sua obra é vastíssima…..

Durante cerca de 40 anos (entre 1851 e 1890), escreveu mais de 260 obras, o que corresponde a uma média de 6 por ano…..!!!!!

Trata-se na verdade de um árduo e intenso trabalho….!!!!

Mas a sua história é tão rica e ao mesmo tempo tão sofrida, que vale a pena debruçarmo-nos um pouco sobre ela e recordar algumas fases importantes da sua existência…desde a infância ao seu desaparecimento, relembrando pessoas, locais e factos, que tanto marcaram a sua vida....
  
No decorrer de uma visita que recentemente tive o grato prazer de fazer à sua casa de S. Miguel de Seide (onde viveu durante 27 anos, actualmente casa-museu), fiquei, não só deslumbrada, por ter tido esta oportunidade de “pisar” e “sentir” aquele espaço, como também uma enorme vontade de escrever sobre alguns pormenores da vida deste génio da literatura portuguesa…., mas fá-lo-ei por etapas…..

A primeira delas será já no próximo post….!!!!

No último post, será inserido um vídeo com fotos desse belissímo local, que nos revela uma parte significativa da história de vida de Camilo Castelo Branco....!!!!

Até lá….


2 Comentários:

Às 6 de março de 2013 às 19:48 , Blogger Manuel Tomaz disse...

Sem dúvida, um dos nossos maiores escritores de todos os tempos. Ficamos aguardando os seus próximos capítulos da sua visita à Casa-Museu.
Cumprimentos
Manuel Tomaz

 
Às 16 de março de 2013 às 15:17 , Blogger Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Ausentei-me e quero recuperar as postagens sobre o grande Camilo Castelo Branco. Meu pai tinha algumas obras dele, que li na juventude. Lembro-me bem de "As três irmãs" e "Amor de Perdição".Nada sabendo sobre a sua biografia, tenho agora a oportunidade de me inteirar dela.Obrigada!
Um abraço,
da Lúcia

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial