Sinais dos tempos....
Já quase no final do Inverno, mas ainda com um friozinho nada convidativo para andar ao ar livre, especialmente porque as constipações e gripes andam por aí, insistentes, e, ao mais pequeno descuido, atacam sem dó nem piedade.....(sendo por isso necessário estar muito atento e não facilitar)......!!!!Mesmo assim, lá vamos saindo à rua, por isto ou por aquilo e deparamo-nos com os tais sinais que a Primavera já vai lançando, embora ainda de forma um pouco tímida....!!!
É verdade...., são pequenos sinais, é certo, mas, quer as flores campestres,
quer as que de alguma maneira foram alvo de alguns cuidados e que por isso irão necessáriamente alegrar os canteiros daqui por mais algumas semanas,
quer ainda alguns frutos que daqui por poucos dias já podem ser colhidos (como é o caso das nêsperas que já começam a amarelar)...,
tudo isso prende a minha atenção e encanta-me...., mesmo quando, simplesmente, estou a observar áreas de terreno onde o verde impera, onde as árvores ano após ano se renovam de flores, folhas e frutos, sem que nada tivesse sido feito para tal, mas sem a mínima hipótese de poder vir a ter alguns cuidados que pudessem transformar aquele "abandono" num espaço tratado, cultivado e ainda mais verde e florido.....!!!
E então o resultado é este:
-Palmeiras cujas folhas necessitam ser cortadas para não interferirem com os ciprestes, resultando daqui uma mistura tal que não se consegue saber onde começa uma e acaba a outra....
- Árvores que não são podadas e terreno pura e simplesmente abandonado,
mas onde as tais flores campestres salpicam aqui e ali,
nomeadamente as papoilas e outras, dando algum colorido ao referido "espaço abandonado"...
mas onde as tais flores campestres salpicam aqui e ali,
nomeadamente as papoilas e outras, dando algum colorido ao referido "espaço abandonado"...
E pensar que, em tempos idos, dali se retirava o sustento de uma família...!!!!!
É pena..., mas é o que é......!!!!
São os sinais dos tempos....!!!!
São os sinais dos tempos....!!!!
Mudaram-se os tempos (com a partida de alguns) e as vontades (dos que ainda por cá estão), inevitavelmente também.....!!!!
8 Comentários:
Lindas imagens que nos oferece, com uma sequência apropriada. Depois de as apreciar, lembrei-me que elas se parecem com o nosso País, qual campo abandonado, onde, mesmo assim, algumas flores resistem!
Os meus cumprimentos,
Manuel Tomaz
É isso mesmo.....Sabe que eu também ando sempre atento a esses pormenores da Natureza???
Vai-se ocupando a mente...
Boa semana
Quando eu era criança nem fogos haviam pois os matos eram cortados para a cama dos animais e as ervas para o seu sustento.
Agora os campos estão abandonados embora se diga que a crise está a "obrigar" a recuperá-los. Joaquim Cosme
Observa-se isso mesmo, quando passamos por sítios onde não há muitas construções. Quem mora em cidade grande, precisa se afastar alguns bons quilômetros, para "sentir" a primavera. Hoje em dia, um terreno arborizado, que é abandonado, logo dá lugar a um condomínio de prédios.Já nem sequer, vemos casas com jardim florido, são raríssimos.
Gostei da postagem, bonita e, ao mesmo tempo triste, por observar as as mudanças, na beleza das paisagens...
Deixo um carinhoso abraço.
É verdade....., o nosso País é "um perfeito abandono"...., com poucas hipóteses de voltar a ser cultivado e de voltar a florir....!!!
Mas é o que temos....
Cumprimentos
Albertina Granja
Pois é Andrade..., é bom que ocupemos a mente e uma boa forma de o fazermos é estarmos atentos aos pormenores da Natureza..., faz-nos bem....!!!!
Uma boa semana para si também...
Albertina
Sr. Cosme a crise está a "obrigar" a muita coisa, mas no que ao cultivo dos campos diz respeito, pouco ou nada se vê..., infelizmente.....
Tenha uma óptima semana
Albertina
Olá Lúcia...
Hoje em dia tudo o que era campo de cultivo deu lugar a grandes urbanizações.....!!!! Só se vê betão......!!!
Os jardins são cada vez menos, infelizmente, e para encontrarmos "paisagem bonita" temos mesmo de fazer largos quilómetros para estarmos em contacto com a Natureza......!!!!
Um abraço
Albertina
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial