sexta-feira, 16 de março de 2012

VOLTAR A PAREDES DE VITÓRIA.......



É sempre bom voltar aos locais já em tempos visitados ou frequentados, sobretudo se tais locais nos trazem à memória boas recordações e bons momentos vividos….!!!!

No caso concreto de Paredes de Vitória, o facto de o Dr. Novais Granada ter recentemente (aquando da visita de estudo com os alunos da AUTITV, aos Coutos de Alcobaça), explicado a enorme importância desta localidade, na época dos Monges de Cister, fez aguçar, ainda mais, o “meu apetite” para voltar e conhecer um pouco melhor este lugar encantador….

Na verdade é uma localidade com “História” e muitas histórias para contar….

Paredes de Vitória situa-se no litoral norte do concelho de Alcobaça.

As referências à povoação são muito antigas, mesmo da época dos Romanos, existindo mesmo vestígios na Serra d’Aires e Candeeiros de uma estrada romana que faria a ligação entre Tomar e o porto de Paredes de Vitória.

A importância deste porto de mar já vem desde os Séculos XII e XIII, e, mais tarde, sob o domínio do “COUTO CISTERCIENSE DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA”, a sua importância aumentou grandemente, pois era a partir dali que eram exportados os produtos agrícolas da região, sendo de realçar que Paredes de Vitória era uma das 14 Vilas que faziam parte dos “Coutos de Alcobaça” e um dos 4 principais portos de mar…

No entanto o porto de Paredes de Vitória acaba por desaparecer, devido ao seu assoreamento e desmoronamento, na sequência de uma violenta tempestade entre 1450 e 1500 e consequente e progressiva degradação.

Actualmente é uma bonita povoação e um belo local de veraneio, com praias de extensos areais, com vistas magníficas, por onde apetece passear, sem pressa, sem quaisquer condicionalismos, de tempo ou de qualquer outra natureza, por forma a “saborear” a “paz” e a “tranquilidade” que o lugar nos proporciona….!!!!!

 É ainda de realçar a existência de uma modesta mas bonita capela em honra de Nossa Senhora da Vitória (local de culto para os habitantes da povoação, apenas uma vez por mês) mas que, curiosamente, teve ontem a visita do Senhor Bispo de Leiria.



Paredes de Vitória Slideshow: Albertina’s trip to Alcobaca, Estremadura, Portugal was created by TripAdvisor. See another Alcobaca slideshow. Create your own stunning free slideshow from your travel photos.


2 Comentários:

Às 16 de março de 2012 às 11:37 , Blogger Andradarte disse...

Local totalmente desconhecido, mas muito belo, conforme a reportagem nos mostra....Bela praia...

 
Às 16 de março de 2012 às 12:03 , Blogger Albertina Granja disse...

Pois é Andrade.....é um local muito bonito e com muita história...!!!!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial