segunda-feira, 3 de outubro de 2011

FERNANDA DE CASTRO....ESCRITORA PORTUGUESA



FERNANDA DE CASTRO

Nasceu em 8 de Dezembro de 1900 e faleceu em 19 de Dezembro de 1994.

Foi fundadora da Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais Portugueses, actualmente designada por SOCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES.

O escritor David Mourão Ferreira disse o seguinte durante as comemorações dos 50 anos de actividade literária de Fernanda de Castro:

“Ela foi a primeira, neste país de musas sorumbáticas e de poetas tristes, a demonstrar que o riso e a alegria também são formas de inspiração, que uma gargalhada pode estalar no tecido de um poema, que o Sol ao meio-dia, olhado de frente, não é um motivo menos nobre do que a Lua à meia-noite”.

Eis um belo poema desta escritora portuguesa:


MEDITAÇÃO

Às vezes, quando a noite vem caindo,
Tranquilamente, sossegadamente,
Encosto-me à janela e vou seguindo
A curva melancólica do Poente.

Não quero a luz acesa. Na penumbra,
Pensa-se mais e pensa-se melhor.
A luz magoa os olhos e deslumbra,
E eu quero ver em mim, ó meu amor!

Para fazer exame de consciência
Quero silêncio, paz, recolhimento
Pois só assim, durante a tua ausência,
Consigo libertar o pensamento.

Procuro então aniquilar em mim,
A nefasta influência que domina
Os meus nervos cansados; mas por fim,
Reconheço que amar-te é minha sina.

Longe de ti atrevo-me a pensar
Nesse estranho rigor que me acorrenta:
E tenho a sensação do alto mar,
Numa noite selvagem de tormenta.

Tens no olhar magias de profeta
Que sabe ler no céu, no mar, nas brasas...
Adivinhas... Serei a borboleta
Que vendo a luz deixa queimar as asas.

No entanto — vê lá tu!— Eu não lamento
Esta vontade que se impõe à minha...
Nem me revolto... cedo ao encantamento...
— Escrava que não soube ser Rainha!

Fernanda de Castro, in "Antemanhã"

1 Comentários:

Às 21 de outubro de 2011 às 14:08 , Anonymous Anónimo disse...

www.fernanda-decastro.blogspot.com

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial