terça-feira, 28 de agosto de 2018

Co-Catedral de São João...!!!













Em 1573, o Grão Mestre Jean de la Cassière autorizou que se construísse em "La Valletta" uma igreja conventual da Ordem de São João, a qual ficou concluída em 1578, pelo arquitecto Gerolamo Cassar, natural de Malta.
A sua fachada austera, em nada corresponde ao que existe no interior, porque é absolutamente impressionante a beleza e a riqueza deste templo, a avaliar não só pelos revestimentos em talha dourada e em mármores raros, como também pelas esculturas e pinturas ali existentes, com particular destaque para a que foi executada na abóbada, por "Mattia Preti", entre 1662 e 1667, que retrata a vida de São João Baptista, o Santo Patrono dos Cavaleiros da Ordem. 
O interior barroco, com uma forma rectangular, foi todo ele decorado por grandes mestres e enriquecido com as oferendas que os cavaleiros entregavam à Ordem para serem admitidos.
Nas laterais encontram-se 8 capelas, cada uma dedicada à origem dos militares de Malta e de entre estas está a de Castela, Leão e Portugal, dedicada a Santiago Maior, onde se encontram os monumentos funerários dos Grão-Mestres portugueses António Manuel de Vilhena e Manuel Pinto da Fonseca.
Igualmente impressionante, é a obra-prima de "CARAVAGGIO" que se encontra no museu desta Co-Catedral: "A decapitação de São João Baptista".










































4 Comentários:

Às 28 de agosto de 2018 às 15:35 , Blogger José Patrício disse...

Lindo. Boa partilha. Um convite a visitar Malta...

 
Às 28 de agosto de 2018 às 15:53 , Blogger Albertina Granja disse...

Vale a pena visitar, sim. Continuação de boas férias.
AG

 
Às 29 de agosto de 2018 às 12:13 , Blogger leandro guedes disse...

Excelente reportagem sobre Malta, bons textos e belas fotos.
Um dia terei que lá ir, se ainda for a tempo.
Boas férias.

 
Às 29 de agosto de 2018 às 15:35 , Blogger Albertina Granja disse...

Concordo plenamente.
Obrigada, continuação de boas férias.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial