quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

A pedra....!!!



Em várias regiões do país podemos encontrar, em maior ou menor abundância, esse elemento que, desde sempre, teve uma enorme importância na vida de todos os povos...!!! A PEDRA....
No entanto, nalgumas zonas, ela aparece de uma forma muito peculiar, como se brotasse da terra, assemelhando-se a uma cultura semeada mas não colhida....!!!
Para mim, curioso mesmo é o facto de tais pedras e pedrinhas (de todos os tamanhos e formas, algumas até parecendo autênticos monstros), "povoarem", em pleno Alentejo, áreas a perder de vista, sem contudo retirarem aos terrenos alargados espaços de erva, onde muitos rebanhos e manadas se deliciam com boas pastagens...!!!



Desde as Vilas de Gáfete-concelho do Crato e de Alpalhão-concelho de Nisa, até Castelo de Vide, são quilómetros e quilómetros de paisagem em que a pedra é uma constante e que me encanta, não só por ser bem diferente de tudo aquilo a que estou habituada, mas também pelo significado e importância que seguramente tem tido, ao longo dos tempos, no desenvolvimento sócio-económico da região...!!!


Homenagem aos Canteiros de Gáfete
Praça principal em Alpalhão







6 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário.
      Continuação de boa semana
      AG

      Eliminar
  2. A pedra (é basilar). Nasce e morre. São todas diferentes, tal como tudo o que a natureza dá. Se há lugares onde há muitas variedades de pedras é na Ilha da Madeira, desde o mar à montanha, do calhau ao basáltico. Todas as terras têm a sua pedra natural... e as pedras crescem! Nas fotos, as pedras parecem em estado de repouso. Imagens calmas... parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E como é impressionante esse "estado de repouso"...!!!
      Obrigada pelo seu comentário
      Bom fim de semana
      AG

      Eliminar
  3. Admiro o trabalho dos Canteiros....do aspecto rural das suas obras...,
    mas não deixo de gostar menos, da mão que semeou todos essas pedras
    que se atravessam ou não no nosso caminho....há que contorna-las...
    And.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Andrade pelo seu comentário...
      Continuação de boa semana...
      AG

      Eliminar