quinta-feira, 27 de março de 2014

Viagem às raízes do Alentejo.. (parte 3 e última)


Como não podia deixar de ser, para quem vai a Monsaraz, torna-se obrigatório ir a Reguengos de Monsaraz, nem que seja para uma curta paragem que permita deitar um olhar sobre a “vida” desta cidade enquadrada na magnifíca planície alentejana, no distrito de Évora. 

É uma cidade agrícola, sobejamente conhecida, não só pela qualidade do vinho produzido na região, como também pelo facto de se situar muito perto da albufeira do Alqueva…
É habitual confundir-se a sua história, com a da típica aldeia – “Monsaraz” (já referida neste “roteiro” no post anterior), situada neste concelho e considerada uma das mais bonitas do Alentejo (como também já atrás foi dito).
Facilmente se conclui tratar-se de uma região de antiga ocupação humana, pelos vestígios Paleolíticos que comprovam a existência de culturas de outro tempo e também porque, posteriormente, por ali habitaram romanos, visigodos e muçulmanos.
A natureza circundante, que oferece aos seus visitantes aquela paz de espírito que tantos procuram,  é sem dúvida o maior chamariz de Reguengos de Monsaraz, mas o seu artesanato, conhecido a nível nacional (como seja o fabrico das famosas mantas de Reguengos, que remonta às origens da Vila),  é igualmente uma grande atracção para os turistas.
Há no entanto outros pontos de interesse a visitar, nomeadamente a Igreja de Santo António do Século XIX, em estilo neogótico.


Por tudo o que atrás já foi referido, vale a pena uma visita demorada (que não foi o caso, por falta de tempo e daí as poucas imagens apresentadas), não só pela beleza da região, mas também pela sua gastronomia…

2 Comentários:

Às 30 de março de 2014 às 17:18 , Blogger Andradarte disse...

Para a semana....vamos a Alqueva....Talvez passe por Reguengos.....???..
Bo Domingo

 
Às 30 de março de 2014 às 17:52 , Blogger Albertina Granja disse...

Faz bem Andrade.... Vale a pena esta visita....
Bom domingo
Albertina

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial