quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Padre Américo...

Busto colocado no Largo da Igreja de Galegos

Ainda passeando pelo concelho de Penafiel, é com relativa facilidade que se chega à localidade de “Galegos” (que na sua origem foi um povoamento pré-histórico importante) e que é a terra natal do “PADRE AMÉRICO”, essa figura tão conhecida, pelas inúmeras benfeitorias realizadas e que dedicou toda a sua vida aos mais carenciados, sobretudo às crianças de rua, idealizando, criando e fundando em todo o País, várias “Casas do Gaiato”, com o objectivo de proporcionar um Lar para acolhimento e alojamento de jovens necessitados.



 
Igreja de Galegos

De seu nome completo “Américo Monteiro de Aguiar”, mais conhecido por “Padre Américo” ou “Pai Américo”, nasceu a 23 de Outubro de 1887, foi baptizado na Igreja de Galegos e veio a falecer a 16 de Julho de 1956, vítima de acidente de viação, encontrando-se sepultado no cemitério contíguo ao Mosteiro Beneditino do Salvador de Paço de Sousa.


Torre do Mosteiro e cemitério ao fundo


2 Comentários:

Às 9 de fevereiro de 2014 às 11:03 , Blogger Andradarte disse...

Conheci a Casa do Gaiato de Santo Antão do Tojal (Loures)
e lembro bem do Jornal O Gaiato (que lia muitas vezes).
Foi um grande homem e exemplo para muitos.

 
Às 9 de fevereiro de 2014 às 21:47 , Blogger leandro guedes disse...

É verdade Andrade. Este homem dedicou toda a sua vida ao abrigo e acompanhamento dos chamados rapazes da rua, que ele procurava incansavelmente para socorrer.
Dizia ele: "Não há rapazes maus". E este foi sempre o seu lema. Construiu uma grande obra pelo País e que se estendeu até Angola.
Belo artigo que a Albertina aqui trás, relembrando quem está praticamente esquecido.
Obrigado.
LG.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial