sexta-feira, 15 de novembro de 2013

REDINHA....!!!




O gosto que eventualmente possa ter pela fotografia e o gozo que dá ir à descoberta de bonitas paisagens (numa tentativa de obter registos que me satisfaçam), estão normalmente e sobretudo associados à enorme vontade de descobrir e conhecer um pouco mais do nosso património histórico....!!!

E o "gozo" e "gosto" por essa descoberta, serão tanto maiores, quanto menor e mais insignificante possa parecer o lugar a descobrir...!!!

Não raras vezes, a quietude e pacatez de alguns lugares, onde nada parece acontecer, são uma revelação imensa no que a "notas históricas" diz respeito e onde existem memórias de importantes factos que outrora marcaram a vida das populações....

E é o que podemos encontrar na pitoresca povoação da REDINHA, com os seus moinhos movidos pela corrente do Rio Anços (afluente do Arunca) e onde a água é um elemento natural de extrema importância, que nos persegue e acompanha para onde quer que nos dirijamos....!!!! É realmente uma verdadeira "riqueza"....

Mas de extrema importância é a sua história e, conhecê-la um pouco, é ficar a conhecer também um pouco melhor o nosso Património.....!!!!

Situada na base da serra de Sicó, concelho de Pombal e com uma beleza natural extraordinária, da qual fazem parte as oliveiras seculares, REDINHA conquistou o seu primeiro foral em 1159 (concedido por D. Gualdim Pais, mestre dos Templários), mas sabe-se que é habitada desde os tempos mais remotos (dada a existência de vestígios da época Neolítica) e que ali terá existido uma cidade romana....

A 12 de Março de 1811, esta Freguesia foi palco de uma violenta batalha (COMBATE DA REDINHA), protagonizada pelos generais Ney e Wellesley (Duque de Wellington), que comandavam, respectivamente, o exército francês e as tropas anglo-lusas, tendo as tropas francesas conseguido escapar pela estreita ponte de pedra, de 3 arcos, de origem românica (actualmente um verdadeiro "ex-libris"), após terem incendiado e saqueado toda a Vila.

O branco do casario, o verde dos pastos e florestas, a abundância de água, a rocha calcária de que é formada a Serra de Sicó (com as suas inúmeras grutas)..., tudo prende a nossa atenção e confere a este local um toque de beleza e rusticidade simplesmente maravilhoso.....!!! 

É ainda de referir a existência da Capela da Senhora da Estrela, encravada na rocha da encosta da serra, a 350 metros de altitude e o miradouro com o mesmo nome, no cume da mesma, de onde é possível avistar as belas paisagens envolventes e até mesmo o mar da Figueira da Foz em dias em que o nevoeiro não se faz sentir....!!!


8 Comentários:

Às 15 de novembro de 2013 às 11:30 , Blogger Andradarte disse...

Mais umas belas fotos, onde se pode ver o 'olho' de fotógrafo.
Pesquisei sobre o local e vi muita coisa linda , não pareceu insignificante.
Bom f.s.

 
Às 16 de novembro de 2013 às 15:05 , Blogger Manuel Tomaz disse...

Tenho passado muitas vezes perto de Redinha, porem nunca lá fui. Agora com esta sua reportagem e com o belíssimo vídeo, aguça-me o apetite para em breve lhe fazer uma visita. Parabéns pelo seu trabalho.
Meus cumprimentos,
Manuel Tomaz.

 
Às 16 de novembro de 2013 às 18:04 , Blogger Albertina Granja disse...

Há realmente naquele lugar muita coisa linda para visitar Andrade...!!!
Bom fim de semana para si também.
Albertina

 
Às 16 de novembro de 2013 às 18:05 , Blogger Albertina Granja disse...

Muito obrigada pelo seu comentário.
É na verdade uma visita que vale a pena fazer....
Os meus cumprimentos.
Albertina Granja

 
Às 16 de novembro de 2013 às 22:29 , Anonymous Joaquim Cosme disse...

Nunca fui a Redinha. Gostei imenso das imagens. Parabéns Albertina
Joaquim Cosme

 
Às 16 de novembro de 2013 às 23:40 , Blogger Albertina Granja disse...

Obrigada Sr. Cosme...
Se nunca foi a Redinha, aconselho-o a ir....
É um lugar encantador....
Tenha um óptimo fim de semana
Albertina

 
Às 17 de novembro de 2013 às 12:19 , Blogger leandro guedes disse...

Olá Albertina
A primeira vez que passei perto da Redinha, foi há cerca de 47 anos, quando, na vida militar, andava à boleia para me deslocar do quartel de Abrantes para casa.
E numa das vezes fui parar a um apeadeiro chamado de PELARIGA, para apanhar o comboio e esse apeadeiro ficava e fica mesmo ao lado da Redinha.
Depois disso e ao longo dos anos, várias vezes passei perto, mas nunca tive curiosidade em visitar a Redinha.
Mas da próxima não me escapa.
Parabéns pelo artigo/video
Leandro Guedes.

 
Às 17 de novembro de 2013 às 16:15 , Blogger Albertina Granja disse...

Olá Leandro...
Pois posso confirmar que, efectivamente, PELARIGA fica mesmo ao lado de REDINHA, mas no que diz respeito ao apeadeiro nada sei dizer, porque não fui até lá....; secalhar já nem existe..., a julgar pelo que tem acontecido a tantos e tantos apeadeiros e estações de caminho de ferro por esse país fora...!!!! Provavelmente já terá sido desactivado...!!!!
Quanto a Redinha, sem dúvida que vale a pena conhecer....!!! Aconselho...
Tenha um bom domingo...
Albertina

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial