quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Palácio de Cristal.....!!!


Há precisamente 148 anos (no dia 18 de Setembro de 1865), foi inaugurado pelo Rei D. Luis, na bela cidade do Porto, mais concretamente na Freguesia de Massarelos, o Palácio de Cristal, o qual veio a ser demolido em 1951, para dar lugar ao Pavilhão dos Desportos, actualmente denominado “Pavilhão Rosa Mota”…, um edifício em betão, de uma só nave....

Era um edifício construído em granito, ferro e vidro, à semelhança do “Cystal Palace” em Londres e foi concebido para receber a EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DO PORTO, onde foram expostas as novas conquistas industriais….

Mas além das exposições que ali se realizaram (e foram muitas  ao longo dos seus 86 anos de existência), o Palácio de Cristal era sobretudo um importante espaço de cultura possuindo um dos maiores órgãos de tubos do mundo….!!!

Contudo, em 1951, o Palácio foi destruído….!!!

Diz-se que a sua demolição demorou menos de um ano e que o referido e importante órgão de tubos foi destruído à martelada…!!! Imagine-se...!!!!


6 Comentários:

Às 18 de setembro de 2013 às 10:55 , Blogger Andradarte disse...

Quando é que a AUTITV volta ao Porto....Gostei particularmente desse local e da Casa da Música...

 
Às 18 de setembro de 2013 às 11:34 , Anonymous Joaquim Cosme disse...

O Pavilhão dos Desportos podia ter sido construído sem demolirem o Palácio de Cristal. Foi pena, era um verdadeiro monumento. Joaquim Cosme

 
Às 18 de setembro de 2013 às 11:57 , Blogger Albertina Granja disse...

Pois não sei Andrade se fará parte do plano de actividades da AUTITV efectuar outra visita de estudo ao Porto, mas também acho que seria muito interessante fazer-se...!!!!
É uma questão de se apresentar essa idéia a quem de direito...
Eu também gostava muito de lá ir...!!!

 
Às 18 de setembro de 2013 às 11:59 , Blogger Albertina Granja disse...

Tem toda a razão Sr. Cosme...
A destruição do Palácio de Cristal foi um verdadeiro disparate...
Foi realmente uma pena...!!!!

 
Às 18 de setembro de 2013 às 12:59 , Blogger leandro guedes disse...

Olá Albertina
Trouxe hoje aqui um tema que me é muito caro e que eu ouvia desde pequeno os meus pais falarem - a demolição do belo Palácio de Cristal, por um qualquer terrifico Sr. que teve esta infeliz ideia enquanto dono do poder como Presidente da Camara do Porto, apenas porque achava o edificio horroroso.
Tem sido um assunto muito falado e há uns anos atrás houve um movimento no Porto, com vista à reconstrução do Palácio de Cristal, com base nas fotografias que ainda axistem. E havia técnicos ingleses e alemães dispostos a ajudarem nesta reconstrução.
Esta demolição foi tão dolorosa para os tripeiros, que ainda hoje continuam a chamar Palácio de Cristal, ao cogumelo de betão que ali foi construido e aos belos jardins que o circundam.
Mas foi um movimento que acabou cedo e hoje já não se fala mais no assunto - só no blog DIVERSIDADES.
É pena!!!
Obrigado por esta lembrança.
Bjs.
Leandro Guedes.

 
Às 18 de setembro de 2013 às 21:09 , Blogger Albertina Granja disse...

Não sabia que em tempos tinha havido um movimento com vista à reconstrução do belo Palácio de Cristal...!!!!
É uma pena que tal idéia não tenha sido levada por diante, para que fosse devolvido à cidade do Porto esse belíssimo exemplar do nosso património...!!!!
Obrigada pelo seu comentário...
Albertina Granja

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial