terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Ponte Romana.....!!!!



Quando se fala em vias de comunicação, nomeadamente em pontes e viadutos e pensamos nas grandes obras de engenharia da actualidade, ficamos deslumbrados com tudo o que se constrói por esse mundo fora com a utilização das mais avançadas tecnologias….!!!

Mas quando estamos perante uma obra com 19 séculos, que ainda hoje é usada sem quaisquer restrições…, o deslumbramento ainda é maior….!!!


Estou a referir-me à “PUENTE ROMANA DE ALCÁNTARA”….!!!, sobre o Rio Tejo, no município raiano de Alcántara, província espanhola de Cáceres.

É uma ponte em arco (a mais alta construída pelo Império Romano), com 194 metros de comprimento, 61 metros de altura e 8 metros de largura, mandada construir pelo Imperador Trajano, no Século II….!!!!




Numa das extremidades da ponte (nascente), foi construído um pequeno templo romano onde existe uma inscrição em latim, deixada pelo seu Arquitecto “Caio Julio Lacer” que diz: “A ponte durará pelos séculos do mundo”...




E na realidade assim parece...!!!! 
Os seus desígnios continuam a cumprir-se...!!!!



Quando se chega junto desta grandiosidade ("ainda no activo” - por onde transita todo e qualquer tipo de veículos)  e se percebe que se está diante de 2000 anos de história...., é na verdade impressionante....!!!!



2 Comentários:

Às 22 de janeiro de 2013 às 10:05 , Blogger Andradarte disse...

Maravilha.....Qual betão armado....???Não há como
'ser de granito'.....

 
Às 30 de janeiro de 2013 às 14:53 , Blogger Lúcia Bezerra de Paiva disse...

É o que se pode chamar de COLOSSO!!!
Adoro, conhecer essas antiguidades, ainda "de pé" e, com certeza, para sempre.
Obrigada, por nos fazer conhecer tantas maravilhas!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial