sábado, 7 de abril de 2012

SEMANA SANTA NA CAPITAL ALGARVIA...



"PROCISSÃO DO SENHOR MORTO"

Em tempo de Páscoa são muitas as celebrações da Semana Santa, por todo o País, mas na capital algarvia, uma das mais importantes é sem dúvida a "Procissão do Senhor Morto".

As celebrações da Semana Santa em Faro remontam a 1678 e esta Procissão, que se celebra na noite de Sexta-Feira Santa e para a qual as ruas são decoradas evocando a paixão de Cristo, ressalta pela sumptuosidade……!!!!

É uma celebração que representa a morte e o enterro de Jesus Cristo e o cortejo que os Romanos lhe fizeram até ao sepulcro.

Ontem à noite, nem mesmo a chuva que se fez sentir em Faro durante uma grande parte do percurso da procissão, foi impedimento para que uma verdadeira multidão assistisse e participasse naquela que é considerada uma das mais imponentes manifestações litúrgicas que decorre em toda a região algarvia: A "PROCISSÃO DO SENHOR MORTO"

É na verdade uma bonita celebração e sempre que posso faço questão de assistir….!!!!

2 Comentários:

Às 8 de abril de 2012 às 14:08 , Blogger Lúcia Bezerra de Paiva disse...

As celebrações, da Semana Santa, são sempre muito bonitas e comoventes. Aqui em Fortaleza também há a Procissão do Senhor Morto. Acompanhei, muitas vezes. Gosto dos "tapetes de flores" que são feitos nas ruas,onde passa o cortejo, principalmente nas cidades de Minas Grais...são verdadeiras obras de arte.

Um Feliz Domingo de Páscoa, querida Albertina.
Fraterno abraço,
da Lúcia

 
Às 8 de abril de 2012 às 21:58 , Blogger Albertina Granja disse...

Pois na verdade as celebrações da Semana Santa são sempre muito bonitas em todo o lado, mas há certas tradições que são específicas de determinadas zonas do País.
Por exemplo em Portugal, sobretudo na zona norte, existe a tradição do "COMPASSO PASCAL", que eu como algarvia desconhecia, precisamente por não ser uma tradição da região sul....., mas graças a um artigo que li num dos blogues de que sou seguidora, fiquei a conhecer, ao pormenor, tudo o que a esta celebração diz respeito.

Feliz Domingo de Páscoa para si também Lúcia
Beijinhos
Albertina

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial