domingo, 15 de abril de 2012

"BORDEIRA"....terra do acordeão e não só....!!!!!


A arte, nas suas mais variadas formas, sempre me encanta e me surpreende, sobretudo se a descubro em locais onde nem sequer poderia imaginar…..

E foi isso mesmo que me aconteceu na passada sexta-feira, dia 13 de Abril, quando tive oportunidade de assistir a um belíssimo espectáculo, naquele que é considerado o “espaço” para representações, mais emblemático da cidade de Faro, o “TEATRO LETHES”, àcerca do qual já tive oportunidade de escrever e publicar neste blog, no dia. 22 de Dezembro de 2010, um breve texto que resumidamente fala sobre a origem desta edificação e também do significado do nome que lhe foi atribuído…… “LETHES”, que é a “designação de um mítico rio, cujas águas tinham o poder mágico de apagar da lembrança das almas, os reveses e as agruras da vida”.

Mas voltando ao espectáculo em apreço, todo ele produzido por gente de “BORDEIRA”, verdadeiros artistas, cheios de entusiasmo e muita garra, deixou maravilhados todos quantos ali se deslocaram para participar naquela “festa”….

Bordeira, um dos sítios pertencentes à Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, Concelho de Faro, que eu desde há muito conhecia pela sua forte tradição na arte de trabalhar a pedra (cantaria), pelos tradicionais cantares de ano novo (no Algarve designados por “CHAROLAS”) e também como sendo a “TERRA DO ACORDEÃO”, teve a capacidade de me surpreender, com belíssimas vozes que interpretaram diversos tipos de Fado e também com os executantes de Viola e Guitarra Portuguesa que, sinceramente, me deslumbraram….!!!!

Sabia, na verdade, que as gentes de Bordeira, no que às referidas Charolas diz respeito, não há quem os ganhe…, sabia também que é a terra de grandes acordeonistas, dado que lá nasceram e viveram grandes nomes (compositores e executantes) do acordeão, de entre muitos, “JOSÉ FERREIRO (PAI)”, o autor do célebre corridinho “ALMA ALGARVIA”, mas desconhecia que por lá também se cantava o Fado (e muito bem) e que se tocava guitarra portuguesa com tanta mestria….!!!!

Foi realmente uma agradável surpresa…..!!!!!


Grupo de "Artistas" de Bordeira, no Teatro Lethes Slideshow: Albertina’s trip to Faro, Algarve, Portugal was created by TripAdvisor. See another Faro slideshow. Create a free slideshow with music from your travel photos.

2 Comentários:

Às 15 de abril de 2012 às 20:04 , Blogger Andradarte disse...

O Fado agora está no auge....
É bom que corra Portugal inteiro..

 
Às 15 de abril de 2012 às 21:56 , Blogger Albertina Granja disse...

Sim, de facto é verdade Andrade....
O Fado está no auge....e quando encontramos guitarristas e fadistas amadores, que tão bem o interpretam e representam..., ficamos realmente deslumbrados....!!!!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial