segunda-feira, 9 de abril de 2012

"ALAMEDA JOÃO DE DEUS"


Nesta Páscoa, vá-se lá saber porquê, vieram-me à memória muitos momentos da minha infância, com a família, com os amigos, as brincadeiras e passeios que naquela época tanto nos encantavam e por isso não resisti a ir a um local que não visitava há já muitos muitos anos, mas que para mim teve um significado muito especial, por se tratar de um sítio onde nós, os mais pequenos, tínhamos (às vezes durante várias horas), alguma liberdade para jogar, correr, saltar, até à exaustão….!!!!
Era precisamente no “JARDIM DA ALAMEDA JOÃO DE DEUS” em Faro, o Jardim público mais antigo da capital algarvia, construído no final do Século XIX, que deve o seu nome ao Poeta e Pedagogo algarvio, João de Deus, autor da célebre “Cartilha Maternal”, adoptada em Portugal, como método oficial de aprendizagem da leitura, a partir de 1888.
Trata-se de um espaço verde com alguma dimensão, onde podemos apreciar uma enorme variedade de árvores centenárias.
É na verdade o maior espaço ajardinado da cidade de Faro, composto por um pequeno bosque onde predominam várias espécies da fauna e da flora, uma pequena cascata, um lago, vários equipamentos lúdicos, as antigas casas dos jardineiros (muitíssimo bem conservadas e que actualmente servem de apoio às diversas actividades que ali têm lugar), parque infantil, mini-golfe e um ringue para a prática de alguns desportos e onde (já no período da adolescência, nos anos 60), podíamos assistir a vários espectáculos de variedades e bailes, nas noites quentes de verão …..!!!!!
É  ainda de realçar a existência de um belíssimo edifício, no topo deste jardim, estilo neo-árabe, de finais do Século XIX, onde em tempos funcionou o antigo Matadouro.
Aqui ficam algumas fotos captadas no local, no passado sábado, enquanto deambulei e revivi belos momentos da minha infância….!!!


Alameda joão de Deus Slideshow: Albertina’s trip to Faro, Algarve, Portugal was created by TripAdvisor. See another Faro slideshow. Create your own stunning slideshow with our free photo slideshow maker.


2 Comentários:

Às 9 de abril de 2012 às 17:24 , Anonymous Joaquim Cosme disse...

Quando vou ao Algarve fico hospedado em casa de amigos em Monte Gordo. Mas é frequente darmos um saltinho a Faro, cidade que me agrada muito. Joaquim Cosme

 
Às 9 de abril de 2012 às 20:31 , Blogger Albertina Granja disse...

Sr.Cosme...
Faro é realmente uma cidade muito agradável e tem locais muito interessantes para se visitar.
A Alameda João de Deus é um deles, mas também se recomenda, entre outras coisas, o centro histórico e a Igreja da Sé.
Depois quem quiser conhecer um pouco melhor a capital algarvia, deverá visitar o Teatro Lethes e a Igreja do Carmo e finalmente dar um saltinho até à Ilha..., porque vale a pena.....!!!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial