sexta-feira, 8 de abril de 2011

COMPANHIA DAS LEZÍRIAS



Com mais de 170 anos de história, a Companhia das Lezírias é a maior exploração agro-florestal do País.

Abrange, hoje, cerca de vinte mil hectares de lezíria e charneca, cerca de metade do que possuía aquando da sua fundação.

Esta companhia nasceu como uma sociedade por acções, detida por investidores privados, mas após ter sofrido várias vicissitudes, foi nacionalizada em 1975 e posteriormente transformada em sociedade anónima totalmente detida pelo Estado.

Com quase dois séculos de história, a Companhia das Lezírias é a maior exploração agro-florestal de Portugal, possuindo um património de grande importância agrícola, ambiental e histórica que se está a revelar ao público.

E precisamente pela enorme importância, quer ambiental, quer histórica do seu património, a AUTITV, organizou um passeio a este belíssimo local, que se realizou ontem, dia 7 de Abril de 2011.

Foram só 55 pessoas…. (era o que o autocarro comportava), mas foi pena que todos os alunos da AUTITV não tivessem tido oportunidade de participar neste passeio…

A jovem guia que nos acompanhou, de seu nome Sónia, dominava todo e qualquer assunto, como ninguém, desde as vinhas, aos arrozais, passando pelos montados, olivais e criação de gado, até ao funcionamento das adegas e lagares…., de tudo sabia na perfeição…

Depois, a nossa querida Professora Palmira, que, como sempre, nunca deixa os seus créditos por mãos alheias, organizou este evento de forma brilhante. Além disso e como sempre faz, mais uma vez nos mimou a todos…., desta vez com um delicioso e original refresco que ninguém ainda conhecia acompanhado de saboroso bolo (o bolo do seu João, como ela lhe chamou), tudo por ela confeccionado com muito carinho e dedicação.

Foi um lindo passeio…, não só pelo contacto com a natureza e por tudo o que se aprendeu, mas também pelo agradável convívio…

Parabéns à Professora Palmira e Parabéns à AUTITV.












3 Comentários:

Às 8 de abril de 2011 às 23:06 , Blogger leandro guedes disse...

Perante esta excelente descrição, também fiquei com imensa pena de não ter participado. Mas como o autocarro ia cheio sempre tenho a desculpa de que não havia lugar...
Parabens à Albertina e também à prof. Palmira pelo excelente passeio.
Quem sabe na próxima vez, também vou.
leandro guedes

 
Às 9 de abril de 2011 às 18:34 , Blogger Andradarte disse...

Pois eu...desta vez não fiquei apeado....Fui
mesmo e ainda bem...Que maravilha de dia...Bem
passado....e solarengo. Já vi que não posso perder mais estes passeios temáticos...
Abraço

 
Às 10 de abril de 2011 às 17:27 , Blogger alcinda leal disse...

Que pena me fica Albertina!
Mas tinha o outro passeio a que não podia faltar e que afinal teve um fim trágico.
Pode ser que haja outro passeio a esse maravilhoso local!
Bjs
Alcinda

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial