sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

UMA TRADIÇÃO QUE NÃO MORRE

CHAROLAS

Graças à persistência, boa vontade e grande dedicação de gente que, na maioria dos casos, já se encontra no outono /inverno da sua vida, a tradição das "Charolas" no Algarve, mais concretamente nos concelhos do Sotavento Algarvio, não desaparece, já que a chama se vai propagando aos mais jovens e o "bichinho" não morre, "nem vai morrer" dizem já todos aqueles que, recentemente, se iniciaram nestas andanças....... E ainda bem que assim é.......

As Charolas (nome utilizado no sotavento algarvio), ou Janeiras, remontam a tempos longínquos, e em muitas aldeias portuguesas, tal como no interior algarvio, mantém-se viva esta tradição que vai passando de geração em geração.

São uma forma antiga de comemorar o Ano Novo e o Dia de Reis, assim, as populações formam-se em grupos, que chegam a ter dezenas de elementos, cantam e animam as suas localidades, indo de casa em casa ou colocando-se num local central, desejando de uma forma tradicional um bom ano a todos os presentes.

Anunciam no seu canto o nascimento do Salvador e dão vivas ao Ano Novo em versos ao desafio.

Muitas vezes, são convidados a entrar nas casas, onde lhes são oferecidos petiscos, filhoses, chouriço assado, vinho tinto, etc..

Nos grupos de charoleiros toca-se pandeireta, castanholas, ferrinhos, tambor, acordeão, viola, saxofone e clarinete.
Além disso transportam consigo um estandarte que identifica a "Charola" bem como o Menino Jesus, numa alcofa ou numa caixa de madeira e, no momento da despedida, recebem oferendas em jeito de “agradecimento”.

Muitos destes grupos no Algarve contam já com várias décadas de existência e contribuem para manter aceso um dos costumes mais antigos da região, que é vivido de uma forma especial, sobretudo nas zonas do interior e da Serra.

Dos concelhos Algarvios onde continua a manter-se esta tradição, todos contam, anualmente, com mais de um grupo de charolas e, o concelho de Olhão não sendo excepção, apresenta pelo menos 4 grupos (de: Quefes, Moncarapacho, Cavacos e Fuzeta).

A quem estiver de férias nesta zona do Algarve, no período compreendido entre o dia de Ano Novo e o dia de Reis, aconselha-se a que assista a um espectáculo de "charolas"......VALE A PENA.......

2 Comentários:

Às 18 de dezembro de 2010 às 16:42 , Blogger Andradarte disse...

Engraçada tradição.....pois que não morra não..
Nunca assisti ao vivo, se bem que tinha um conhecimento remoto...
Lindo e útil Post...
Beijo

 
Às 18 de dezembro de 2010 às 22:48 , Blogger alcinda leal disse...

Bem gostava!
Um dia estarei de férias e então poderei ir ver os charolas.
Gostei de saber isso!
Bjs
Alcinda

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial