sábado, 18 de dezembro de 2010

MÉXICO - RIVIERA MAYA

Mais uma viagem inesquecível……….


Apesar de já ter sido há mais de uma dezena de anos, é bom recordar e falar um pouco  sobre o que por aquelas paragens se pode admirar, ver e viver…..

O MÉXICO é um país lindissímo……

O seu clima tropical, as praias, os rios, os parques ecológicos de sonho, a natureza, o património histórico riquíssimo e as fortes raízes culturais, tudo isto aliado à simpatia do seu povo, tornam o MÉXICO um destino de eleição para umas férias inesquecíveis….

Assim, e começando pela visita à zona arqueológica de TULUM, ficamos desde logo fascinados pela sua beleza imponente, que se eleva sobre as águas em tons de azul-turquesa e cristalinas do mar das Caraíbas.
TULUM foi uma antiga cidade maya, amuralhada, bem como um grande porto comercial.


Depois, ao visitarmos XCARET , parque eco-arqueológico, situado no estado de QUINTANA ROO e considerado o “Paraíso Sagrado da Natureza”, podemos aprender muito sobre a cultura do México, a flora e fauna da região.
Podemos mergulhar nas suas grutas de água cristalina e no seu rio subterrâneo (e posso garantir que é uma sensação fantástica)
Este parque foi inaugurado em 1995, é um dos mais visitados do estado e o mais famoso do mundo.


CHICHÉNITZA, é simplesmente deslumbrante……., uma cidade arqueológica, localizada no estado Mexicano de IUCATÃ, que funcionou como centro político e económico da civilização maya.
Aqui podemos visitar várias e impressionantes estruturas daquela civilização, nomeadamente, a Pirâmide Kukulkán, o Templo Chac Mool, a Praça das Mil Colunas e o Campo de Jogos dos Prisioneiros, sendo que a Pirâmide é, sem dúvida, o mais grandioso de todos os templos da civilização maya, tendo sido declarada Património Mundial da Unesco em 1988.













Por último visitar uma COMUNIDADE MAYA, é de facto algo inesquecível……
Durante um dia inteiro viver no meio daquela gente, tão humilde, tão simples, mas tão hospitaleira, tão gentil, tão amável…., é absolutamente fascinante.
Com eles atravessei, a pé e também a cavalo, uma zona de selva para visitar grutas lindíssimas, fiz tirolesa de uma margem à outra de um rio, andei de canoa pelos lagos que circundam a comunidade e por fim deliciei-me com um almoço muito bem confeccionado pelas mulheres da comunidade e com produtos que eles próprios cultivam.
Não há dúvida que, conhecer os seus hábitos, a forma como vivem, as suas casas, o trabalho que realizam, é algo deslumbrante, e, quando estamos no meio deles, é preciso ver e viver aqueles momentos como se MAYAS fôssemos……

É uma viagem a repetir, sem dúvida alguma…….



2 Comentários:

Às 19 de dezembro de 2010 às 14:40 , Blogger Andradarte disse...

Bela Crónica.....Para quê viajar, se venho
aqui buscar o resultado final....
Beijo

 
Às 20 de dezembro de 2010 às 00:19 , Blogger leandro guedes disse...

Tinha um amigo, infelizmente já falecido, que costumava responder à esposa, quando esta lhe sugeria ir passear aqui ou ali - Ir para quê, eu já vi na televisão?...
Agora o Andrade diz o mesmo acerca desta bela crónica da Albertina,
Assim é que é...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial