terça-feira, 7 de dezembro de 2010

MAIS UMA VIAGEM

“Mi Buenos Aires Querido”

Foi há precisamente um ano que surgiu a oportunidade de realizar mais uma viagem de sonho…, na verdade foi uma viagem maravilhosa, inesquecível mesmo…
Embora tivesse uma noção do que era esta grande capital da América Latina, era de facto e apenas uma noção, porque estava longe, mas muito longe de imaginar que iria encontrar uma cidade com tanto esplendor, que não fica a dever rigorosamente nada a qualquer das grandes capitais europeias…
Buenos Aires além de ser o centro político, económico e cultural de todo o país, pode-se dizer que é uma metrópole com personalidade própria, aberta à arquitectura, à cultura e à arte de todo o mundo. É cosmopolita e contraditória,  é dinâmica e tradicional, é histórica e vanguardista…..
São inúmeros os atractivos para o turismo, desde os monumentos, igrejas, museus, galerias de arte e teatros, às praças, parques e jardins, sem esquecer os modernos centros comerciais, as feiras de antiguidades e obviamente o encanto sempre presente do tango.
Eis alguns dos aspectos que tornam esta cidade tão encantadora:


CENTRO DA CIDADE
A Plaza de Mayo -  é o tradicional ponto de partida para desvendar Buenos Aires, pois é lá que se concentra a sede do poder nacional e outros grandes edifícios históricos.
Esta praça é o símbolo das manifestações históricas do povo argentino e ao seu redor situam-se a Casa Rosada (que é a sede da Presidência da República)   e a Catedral Metropolitana, cujo padrão arquitectónico adoptado é o de uma igreja sem torres e com 12 colunas representando os apóstolos (Foto em cima). 
A alguns quarteirões desta famosa Praça, encontramos o Obelisco  que marca o encontro da Avenida 9 de Julio com a Avenida Corrientes.

O Teatro Colónsitua-se precisamente na “Avenida 9 de Julio” e é um dos melhores teatros líricos do mundo, o que é um grande orgulho para Buenos Aires. 

Em Dezembro de 2009 (precisamente na altura desta viagem) estava a ser concluída a reforma a que  a foi sujeito, estando prevista a sua reabertura no dia primeiro de Maio de 2010, pelo que não foi possível visitar o seu interior.


Além deste podemos ainda encontrar  outros teatros na cidade de Buenos Aires, cerca de 60, sendo que uma grande parte deles se situa na “Avenida Corrientes”


 A Avenida Mayo – que se inicia na Plaza Mayo e desemboca no imponente edifício do Congresso Nacional, é uma avenida enigmática, onde podemos observar uma enorme variedade de cúpulas e fachadas de todos os estilos.
A Calle Florida – é a rua pedonal, por excelência, obrigatória para qualquer visitante.
Nesta Rua são tantas as lojas onde se comercializam os artigos de couro, que é preciso ver para acreditar…. é inexplicável…. (foto ao lado)



RECOLETA
A Recoleta é o bairro mais parisiense de Buenos Aires.
A elegância e sofisticação unem-se nos seus museus, galerias, cafés e boutiques, fazendo da Recoleta um passeio simplesmente imperdível. Aqui encontramos o “Centro Cultural Recoleta”, onde se pode assistir a todos os tipos de shows, palestras exposições e movimentos de vanguarda.
Encontramos ainda um  moderno complexo de cinemas, que inclui um sector de alimentação bastante diversificado, designado “Village Recoleta”.



PALERMO
É  outro dos bairros importantes desta maravilhosa cidade; é o maior bairro de Buenos Aires. Nele encontramos a mais extensa e bela área verde da cidade, por isso os seus bosques (os bosques de Palermo) são mundialmente conhecidos.
Tem belíssimos edifícios onde estão instaladas, embaixadas, mansões e museus….., é o que existe de mais refinado nesta capital. Aqui encontramos também o “Museu Evita” que está instalado num antigo casarão, o qual exibe fotos, documentos, cartas, vestidos, jóias, revistas e brinquedos, que testemunharam a vida e obra de Evita Perón.


PUERTO MADERO
O bairro mais novo da cidade é realmente uma atracção à parte. Uma óptima seleção de restaurantes num ambiente agradabilíssimo, com vista para os diques  do “Rio de la Plata”


SAN TELMO, LA BOCA E CAMINITO
“San Telmo”, com as suas ruas de paralelepípedos e casas coloniais, é sede de importantes antiquários, galerias de arte e das principais casas de tango.
“La Boca” e “Caminito”, são famosos pelas suas casas multicoloridas e qualquer guia turístico que nos acompanhe, leva-nos não só a visitar o estádio de futebol de “La Boca” (que todos dizem ter sido o “berço” de Diego Maradona), como a dançar o tango com os “tangueiros” da rua-museu “Caminito”.

Finalmente e para falar de tango, é de referir que os principais locais onde se pode assistir a um espectáculo de tango (e são muitos em Buenos Aires), oferecem aos turistas espectáculos com muita pompa e glamour, que são uma sucessão de vários números artísticos, incluindo grupos instrumentais, cantores e casais de dançarinos.
O que tive oportunidade de assistir, realizou-se no teatro denominado “ESQUINA CARLOS GARDEL”, o qual está localizado no tradicional bairro onde Gardel passou a maior parte da sua vida.
Que lindo espectáculo…

2 Comentários:

Às 7 de dezembro de 2010 às 22:12 , Blogger alcinda leal disse...

Boa noite, Albertina e muitos parabéns pelo seu blogue!
Este post referente à viagem à Argentina está muito claro, explícito e agradável.
Eu e o Rui temos o sonho de lá ir quando formos à Patagónia! Vejamos quando será!
Beijinhos
Alcinda

 
Às 8 de dezembro de 2010 às 22:24 , Blogger leandro guedes disse...

Tal como a Alcinda, depois de ler este seu artigo fiquei ainda mais curioso por Buenos Aires.
É uma cidade que faz parte dos meus sonhos de juventude, a par de Paris, Rio de Janeiro, Bruges, Bergen, Roma, Moscovo, etc etc etc
Um amigo desafiou-me a ir a Cuba, diz ele que vale a pena.
Como ficam perto uma da outra, estou a pensar para o ano em vez de ir para a escola, a nossa escola, vou antes passear pela América do Sul. Deixo de pagar as propinas e deve dar para a viagem...
Beijinhos e mais uma vez parabéns pelo bom andamento deste blog.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial