sábado, 25 de novembro de 2017

Castelo Inconfundível...


Ainda de longe avista-se uma surpreendente muralha circular e uma vila muito branca que se estende colina abaixo e que nos enche de curiosidade...!!!

Estamos a chegar a Arraiolos...

Nascida dentro das muralhas do seu inconfundível Castelo edificado no Século XIV por ordem de D. Dinis, é sobejamente conhecida pelos tapetes bordados com séculos de história...

Começamos pelo Castelo:

















No seu interior podemos percorrer as ruínas do Paço dos Alcaides (onde de D. Nuno Álvares Pereira teve residência, de 1415 a 1423), visitar a Igreja do Senhor Jesus dos Passos, renovada no Século XIX e admirar a magnífica paisagem que  se estende a nossos pés...

Depois, um passeio pela Vila permite-nos apreciar  o centro histórico e a beleza arquitectónica das suas casas (nobres ou modestas), que ostentam alvas fachadas caiadas com a tradicional barra azul.










Finalmente, a cereja no topo do bolo...

Uma visita ao Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, mostra-nos um maravilhoso espaço museológico...!!!













2 Comentários:

Às 26 de novembro de 2017 às 01:12 , Blogger José Patrício disse...


Um bom passeio!...
Esta terra é-me familiar, tantas vezes a atravessei no trajecto Montargil-Évora-Montargil, nos inícios e fins de período escolar, durante seis anos, quase sempre feito na camioneta da carreira.
A paragem era junto ao café e ao edifício que se vê na fotografia, com cinco portadas no primeiro piso, a que respondem no rés-do-chão a porta de entrada e quatro janelas. Casa de grande lavrador.
Espero ir um dia destes ao castelo e ao convento dos Lóios, lá em baixo, à direita, deixada a vila, a caminho de Pavia. Era melhor atravessar Arraiolos do que rodeá-lo, como se faz agora, mas é o que temos...
«N'Arraiolos». Ouvi algumas vezes esta maneira de dizer «em Arraiolos» a algumas pessoas.
Arraiolos pede mais visitas.
JL

 
Às 26 de novembro de 2017 às 20:03 , Blogger Albertina Granja disse...

Obrigada JL pelo seu comentário.
"N'Arraiolos" gostei de tudo o que visitei, mas ainda me faltou o Convento dos Loios e sobretudo visitar as várias Igrejas e Capelas (o que desta vez não foi possível por se encontrarem fechadas).
É uma Vila muita simpática.
AG

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial