sexta-feira, 4 de novembro de 2016

"Belo de ver".....!!!

 
Depois de uma interrupção de quase um mês, volto hoje de "alma lavada", pelas belas paisagens, pelas cores, pelos aromas, pela lição de história..., por tudo...!!!
 
A Vila de Belver deixou-me maravilhada pelo muito que tem para oferecer ao visitante e o seu Castelo, esse..., encantou-me...!!!








 









Designado por "Sentinela do Tejo", o Castelo de Belver foi o primeiro a ser construído pelos Hospitalários em território português e ergue-se sobre o Tejo.
Na sua construção foram utilizadas as mais avançadas soluções da arquitectura militar da época, o que garantia ao rei D. Sancho I uma enorme segurança para o eleger como um dos locais para depósito do tesouro real português, no seu testamento de 1212.

 
 
Conta a lenda que ali  houve uma bela princesa que, um dia, chegada à janela da Torre de Menagem e descobrindo as maravilhas da paisagem que dali se desfruta, terá exclamado: Oh meu pai, que belo ver!"


Na verdade as paisagens são deslumbrantes...!!!

 







 








Digna também de visita e contemplação, é a Capela de São Brás, construída no interior do castelo, já no Século XVI, em cujo retábulo eram guardadas as relíquias trazidas da Terra Santa pelos Cavaleiros Hospitalários.

 

A história reza ainda que  por este castelo terão passado a princesa Santa Joana (irmã de D. João II) e o Poeta Luis de Camões, no seu exílio de 1546.

E, antes de partir, mais um olhar sobre o Tejo....!!!









 

3 Comentários:

Às 6 de novembro de 2016 às 13:52 , Blogger José Patrício disse...

Gostei da fotografia 22; não digo que seja melhor que outras... Estive uma vez nos anos 70 (?) com familiares em Belver, junto ao rio, mas acho que havia uma igreja românica... Foi um passeio de ida e volta no mesmo dia, com lanche ali mesmo... Pode nem ter sido Belver...

 
Às 7 de novembro de 2016 às 19:36 , Blogger leandro guedes disse...

Fotos lindíssimas.
Parabens pelo artigo e pelas fotos.
LG.

 
Às 8 de novembro de 2016 às 18:52 , Blogger Andradarte disse...

Que Belo Ver me proporcionou este Post.
Continuação de Bons Passeios
Beijo

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial