segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

De novo.....!!!


De novo na Invicta....!!!
Nunca é demais voltar, quando muito há para ver e rever, sem cansar...!!!

O Centro Histórico de qualquer cidade atrai-me particularmente e por isso, para onde quer que vá, imediatamente procuro as zonas que me podem proporcionar agradáveis horas de contemplação....
Na última visita à Invicta dediquei algum tempo a visitar algumas igrejas que não conhecia e, do muito que há nesta cidade, ao nível do património arquitectónico religioso, a minha escolha foi para as Igrejas do Carmo e dos Carmelitas Descalços, Igreja da Lapa, Igreja Românica de Cedofeita e Igreja da Senhora da Conceição do Marquês....
















Mas ainda houve tempo para entrar no Café "Piolho" e também para ir ao "Regaleira, onde, segundo se diz, foi o primeiro Restaurante no Porto a confeccionar a tão famosa "francesinha"...!!!




Depois...., mais uma voltinha nos Aliados, para um "até breve"....!!!




3 Comentários:

Às 10 de dezembro de 2015 às 00:06 , Blogger leandro guedes disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 10 de dezembro de 2015 às 00:18 , Blogger leandro guedes disse...

Olá Albertina
Este seu blog é considerado por muitos que o visitam ou nele comentam, como um local de historia, de partilha do meio ambiente, de descoberta de coisas e locais interessantíssimas.
Desta vez, peço desculpa, terei que escrever algo mais extenso, porque fala do Porto. E apesar de já o ter feito de outras vezes, tenho que lhe agradecer.
Antigamente falava-se do Porto, como sendo província. Hoje entende-se melhor o Porto, e faz-se destrinça entre o Portuense e o portista.
Neste seu artigo mostra fotos de locais interessantíssimos, ligados à vida do Portuense, da cidade.
Na primeira foto mostra o relógio da Companhia de Seguros A Nacional. Foi durante muito tempo, o big-ben da cidade, pois todo o portuense que passava pela baixa, acertava a vida por aquele relógio. A cúpula negra que se vê em primeiro plano, é da delegação do Banco de Portugal.
Na segunda foto vemos duas Igrejas – a do Carmo com azulejos lindíssimos que ornamentam o lado sul e quase pegado a dos Carmelitas descalços. Acontece que quando da construção da primeira houve alguma rivalidade ao que se diz e vai daí foi construída uma outra Igreja a escaços três metros da primeira. No meio foi então construído o edifício que é considerado o mais estreito da cidade e onde passaram a habitar o guarda-livros e sacristão de uma das Igrejas. Ainda hoje esse edifício é visível. E operacional.
A 11ª foto é a igreja é a da Lapa, onde existe um órgão considerado um dos melhores do mundo. Eu acho que já em tempos comentei isto no seu blog, mas não é demais fazê-lo. Acontece que nesta Igreja, ao domingo, na missa do meio dia, este órgão é tocado por um organista profissional acompanhado pelo coro da Igreja. É bom lembrar que para assistir a esta missa é preciso ir para lá com uma hora de antecedência. A 13ª fotografia é do órgão aqui referenciado.
A 14ª foto é da Igreja Romanica da freguesia de Cedofeita. É uma pequena Igreja muito antiga e que é uma pena só estar aberta de manhá das 8 às 10 e à tarde das 18 às 19.
A 15ª foto é da Igreja da Conceição, sita na praça do Marquês e que foi construída em meados do século passado. É uma Igreja também muito bonita mas de estilo contemporâneo e na qual o dia mais festivo é o 8 de Dezembro, dia da Padroeira.
A 17ª foto é do Café Piolho. Fica perto da faculdade de Letras da Universidade do Porto e é lugar habitualmente frequentado pelos estudantes. Foi neste pequeno café, simbólico, que há dois meses o candidato à Presidência da Republica, eng. Paulo Morais, fez a apresentação da sua candidatura.
A 18ª foto é da Regaleira, considerada o berço da famosa Francesinha, petisco tão apreciado pelos tripeiros e seus visitantes. Conheço quem vá de Lisboa ao Porto, só por causa da deste petisco. Diz-se que foi um português emigrado em França que trouxe a receita do famoso petisco e ali o confeccionou pela primeira vez.
A 19ª foto é da Camara do Porto. Este edifício fica ao cimo da Av dos Aliados. Diz-se que ao tempo, era intenção do presidente da Camara construir este edifício (o anterior era junto à Sé do Porto) num novo arruamento que ia até ao Marquês, no prolongamento da actual Av. Dos Aliados, mas para isso era necessário deslocar a Igreja da Trindade, que fica por trás, deslocá-la pedra sobre pedra para o lado e assim possibilitar a passagem da nova avenida. Mas o senhor prior, achou que não. Assim sendo o presidente resolveu construir ali este belo edifício mesmo à frente da dita igreja. Demorou muitos anos a construir e mesmo depois de construído, demorou muito a ser inaugurado, talvez porque as pressões fossem muitas. Mas acabou por cumprir a sua missão.
Parabéns pelo seu artigo e fotos. Muito obrigado mais uma vez.
LG. (anulei o anterior comentário devido a erros formais).

 
Às 17 de dezembro de 2015 às 20:53 , Blogger Albertina Granja disse...

Este comentário deveria ser publicado junto às fotos deste post, para que cada visitante pudesse ficar minuciosamente esclarecido....!!!
Eu não conseguiria, nunca, por muito que me esforçasse, dar tantos detalhes "históricos" sobre cada Igreja, cada praça, cada lugar da cidade invicta....!!!
Gosto muito desta cidade, não me canso de a revisitar (sempre que posso), mas estou e estarei, sempre, muito longe de alcançar tantos e tão bons conhecimentos como os que aqui estão expressos.
Muito obrigada
AG

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial