quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Perguntas inocentes em Natais já tão distantes...!!!


É tempo de Natal...!!!
Um tempo que encanta e faz vibrar os mais pequenos, mas que aos mais crescidos também não passa despercebido..., pelo menos algumas lembranças de um passado já remoto vêm à nossa memória e fazem-nos parar e até recuar no tempo, mais que não seja para estabelecer comparações entre épocas tão diferentes...!!!

Na verdade, são enormes as diferenças encontradas entre a época da minha infância e a actual...!!! Mas o espírito está lá e parece continuar a ser o mesmo, embora com outros contornos...
Mas recuando à década de 50 do século passado, recordo bem a maneira convincente com que os mais velhos (pais e avós) falavam da chegada do Menino Jesus, na noite do dia 24 de Dezembro, alertando que era necessário ir para a cama bem cedo e antes disso colocar os sapatos na chaminé para que fossem deixadas as merecidas prendas (obviamente se, e só se, o comportamento ao longo do ano tivesse sido exemplar)..... !!!

Era muito tempo...!!! 
Um ano inteiro de bom comportamento para que o Menino Jesus não se esquecesse de mim na noite de Natal...., era demais...!!!
Para a minha idade, a ideia causava-me alguma estranheza...., chegando até a ficar incomodada e bastante receosa..., pois, não obstante eu achar que me comportava bem, não sabia se o conceito que o Menino Jesus tinha de "bom comportamento" era igual ao meu...!!! 
E se não fosse? 
Se fosse como o dos pais? 
Seria dramático.....!!! 
Corria mesmo o risco de não ser presenteada, pensava eu do alto dos meus 5/6 anos....
Depois, pensar que o Menino Jesus ou o Pai Natal, desciam por aquela chaminé, para a qual eu me punha a olhar e pensava:
Como é possível? 
Por onde entrará? 
Como consegue passar com o saco das prendas?
Enfim, mil e uma perguntas inocentes assolavam a minha cabecita e deixavam-me com uma enorme dose de preocupação..!!!

Mas pronto..., o tempo foi passando e as perguntas inocentes deram lugar a uma postura (embora ainda infantil) muito mais virada para o entusiasmo e alegria postos na construção do presépio que, impreterivelmente, era feito logo no início das férias do Natal...
Esse, era um árduo trabalho...!!!
Desde o "corte e colagem", com o objectivo de criar dezenas de estrelas douradas e prateadas (que delicadamente eram colocadas sobre papel cenário de cor azul), à recolha do musgo, pedras e casca dos troncos de árvores envelhecidas (que serviam para fazer os caminhos e montanhas), passando pela selecção das imagens...., tudo era feito e pensado ao mais ínfimo pormenor....
Passada esta fase (a da construção do presépio), e já em vésperas da consoada, era delirante assistir à azáfama na confecção das iguarias natalícias e sentir os respectivos aromas, que, ainda hoje, ao recordar esses tempos, parecem envolver-me...!!!

A todos, desejo um Santo e Feliz Natal....


11 Comentários:

Às 12 de dezembro de 2014 às 03:23 , Blogger José Patrício disse...

Gostei de ler e a minha experiência é mais ou menos assim, com a diferença de não ser vivida com tanto entusiasmo. Náo é isso. É vivida com mais moderação, mas também não é isso; com mais lume brando, porque não me preocupava com o comportamento, não se, não me punha o problema. e achei uma certa graça, desculpe-me, com o saco não caber na chaminé. Talvez tenha pensado é que o menino não cabia na chaminé, mas...
Umas amêndoas brancas e outro saquito das torradas já nos punha felizes, a mim e à minha irmã, pois o nosso irmão levava-nos oito anos de avanço. Haveria mais qualquer coisa. Devia haver, porque a manhã era esperada com tanta influência. Disso me lembro muito bem.
Bom Natal para a Albertina.

 
Às 12 de dezembro de 2014 às 07:42 , Blogger Andradarte disse...

Também tenho as minhas memória....mas não sei se as
quero recordar,,,,,Veem e vão....;assim está bem
Bfs

 
Às 12 de dezembro de 2014 às 16:28 , Blogger leandro guedes disse...

Olá Albertina
Gostei de ler este seu artigo. As coisas comigo aconteceram mais ou menos como descreve, com algumas pequenas modificicações aqui ou ali, mas no essencial era assim.
Os cheiros tambem me assaltam quando chega a quadra Natalicia e uma que não esqueço que é o aroma das rabanadas (fatias douradas), com molho. Enfim. A nostalgia dos 70 traz-nos estas coisas.
Feliz Natal para si, para os seus familiares e para os seus simpáticos leitores que aqui deixam, carinhosamente, os seus comentários.
A todos Feliz Natal. Boas Festas.

 
Às 12 de dezembro de 2014 às 20:16 , Blogger Albertina Granja disse...

Olá...
Pois quanto ao Menino Jesus conseguir passar ou não pela chaminé , não era isso que, naquela época, me fazia confusão...... Efectivamente era mesmo o saco...., porque, para mim, o Menino Jesus era tão pequenino que passaria por qualquer lado, já o saco com as prendas era mais difícil..... Enfim..., coisas de criança......!!!
Um bom Natal para si também, com muita saúde..

 
Às 12 de dezembro de 2014 às 20:20 , Blogger Albertina Granja disse...

Olá Andrade...
Só devemos recordar aquilo que nos faz sentir bem...!!!
Se há memórias de que não gostamos, devemos deixa-las lá onde estão, bem arrumadinhas, porque assim é que estão bem....
Bom fim de semana.
Feliz Natal..
Beijinhos

 
Às 12 de dezembro de 2014 às 20:40 , Blogger Albertina Granja disse...

Olá Leandro
Muito obrigada pelo seu comentário e pelos votos de boas festas...
Já que fala das rabanadas (no sul - fatias douradas), devo dizer que estas, juntamente com os sonhos, as filhoses, as azevias (no sul - trutas) e os cuscuroes (no sul - brunhois), eram as grandes atracções cá de casa pelo Natal......e, de tudo isso, sinto muitas saudades...!!!!
Boas festas para si também...

 
Às 12 de dezembro de 2014 às 21:21 , Blogger Andradarte disse...

Sobre os presépios do meu Blog, só os de Pirogravura são meus
todos os que vierem, são de exposições visitadas---
bfs

 
Às 14 de dezembro de 2014 às 11:54 , Anonymous Joao Godim disse...

Sim, O Natal é das crianças. O mistério e o encanto estão no descobrir. Este seu conto dá-nos outrossim o que a nossa memória guarda "daquele tempo". É sempre bom recordar.

 
Às 14 de dezembro de 2014 às 19:03 , Blogger Albertina Granja disse...

Sem dúvida...., é sempre bom recordar tudo o que nos fez feliz....!!!
Bom resto de domingo...
AG

 
Às 14 de dezembro de 2014 às 22:50 , Anonymous Joaquim Cosme disse...

Recordo os Natais dos anos quarenta e comparo-os com os de agora. Naquele tempo colocava o sapato na chaminé e ficava contente com a meia dúzia de rebuçados que lá encontrava no outro dia.. O ano passado uma sobrinhita minha desatou a chorar por ter muitas prendas. Não queria mais. E estamos em crise!
Joaquim Cosme

 
Às 17 de dezembro de 2014 às 00:03 , Blogger Albertina Granja disse...

Mudam-se os tempos e as vontades também...
Não deixa de ser interessante a atitude da sua sobrinha...!!! E faz-nos pensar.....!!!
Continuação de boa semana Sr. Cosme
AG

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial