segunda-feira, 6 de outubro de 2014

MOVIMENTOS....!!!


Num dia de Outono, algures numa praia portuguesa, os movimentos das ondas, das gaivotas e dos parapentes, prendiam a atenção de quem se dispunha observá-los...!!!
O rebentar fortíssimo das ondas, a calma e suavidade com que as gaivotas permaneciam no areal e a cadência dos parapentes que se deslocavam sobre a praia e respectivas arribas, como que a baloiçar ao som de uma qualquer melodia..., tudo era perfeito...!!!


4 Comentários:

Às 7 de outubro de 2014 às 10:01 , Anonymous Joao Godim disse...

Boa dia, Albertina
Mais uma excelsa produção a partir da natureza, sob o visor acutilante da Albertina Granja. Vejo intérpretes, por que não, amorfos ou em movimento, a darem vida própria a uma tela que cativa do princípio ao fim.
É que não são apenas as ondas do mar, as gaivotas (em terra e no ar), o voo livre por meio do parapente, os calhaus, a areia da praia, o rochedo, a enseada, as passadiças em madeira, os ramos secos e verdes, os cães e até a mosca! Não, vejo muito mais do que a tela aparentemente me dá a ver. Vejo aptidões por detrás deste seu filme e oiço um fundo musical apropriado.
Como escreveu o poeta “o mundo pula e avança”, quem sabe!?
Na idade sénior há uma temperada sabedoria a não menosprezar. Saramago tornou-se escritor profissional aos 60 anos e aos 75 ganhou o Nobel. Mas há outras mais referências. Não deixe de retratar ou filmar, como queira entender melhor.
Faça, faça filmes. Vá atrás do que vê, fotografe, filme, realize, produza, pois tudo isto a faz feliz. É nesta área que se sente bem. As pequenas películas que vem realizando testemunham tudo isto.
O comentário que devia ser curto está a ficar maçador. Fico por aqui. Mas, após ver vários filmes por si realizados e a evolução maduramente conseguida, entendi expressar o que via e vejo como espectador.
Feliz semana.

 
Às 7 de outubro de 2014 às 18:09 , Blogger Albertina Granja disse...

Olá João...
Perante tão elogioso comentário, nem sei que hei-de dizer...!!! Fico sem palavras...
Resta-me apenas agradecer...
Continuação de uma boa semana...
Albertina

 
Às 7 de outubro de 2014 às 21:20 , Blogger José Patrício disse...

Muito bonito.
Há três coisas ao mesmo tempo: o texto, as imagens e a música. Depois, no vídeo ficam só as imagens e a música, mas o texto está presente. Esqueçamo-lo. Há imagens que são recorrentes, como a da pessoa no parapente, numa certa posição no espaço. A música dá uma vida superior, uma alma, uma elevação que nos transporta. Mas, pelo menos desta vez é o que vejo, as imagens são outra espécie de música, organizadas como ela. A A. pegou nas fotografias e foi-as dispondo, não pela ordem em que foram tomadas, mas como uma compositora. É como na música. Há um tema, que se desenvolve; mais à frente, um elemento inicial é retomado. São duas composições musicais, a das imagens e a dos sons, por sua vez, bem «casados» entre si. É uma valsa, dançada entre a imagem e o som.
JL

 
Às 8 de outubro de 2014 às 09:49 , Blogger Albertina Granja disse...

Desde a captação das imagens à elaboração do vídeo, passando pela escolha da música...., tudo surgiu naturalmente e de uma forma muito simples..!!!
É certo que me deu imenso prazer fotografar aquelas paisagens (um misto de campo, mar e ar) e que o resultado final me agradou, mas não há dúvida que, se algum valor este trabalho adquiriu, foi graças aos elogiosos comentários dos visitantes/seguidores deste blog....
Também para si José Luis, o meu muito obrigada...
Albertina Granja

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial